Quando é adjetivo restritivo?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

Contrário ao explicativo, o adjetivo restritivo refere-se às características que não são próprias do ser, uma vez que particulariza o significado do substantivo. Homem brasileiro. Aluno carioca.

Os adjetivos podem ser simples, compostos, primitivos, derivados, pátrios, restritivo, explicativo, uniformes ou biformes.

Por definição, um adjetivo de relação é aquele que a) tem valor semântico objetivo, ou seja, não expressa subjetividade ou ponto de vista; b) é derivado por sufixação de um substantivo; c) vem colocado após o substantivo; d) não varia em grau superlativo, ou seja, não pode ser intensificado.

ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que não é própria do ser: fruta madura, homem baixo, céu alaranjado, etc.

O meu cachorro que é muito sociável adora passear. Nesse exemplo, há uma oração adjetiva restritiva que indica que, entre todos os meus cachorros, aquele que é muito sociável é o que adora passear.

Normalmente não haverá dúvida, pois, segundo o que explicamos acima, o adjunto adnominal é constituído de vocábulo de valor restritivo que caracteriza o núcleo do termo de que faz parte. Já o complemento nominal é termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Adjetivo especificativo: Os adjetivos especificativos têm a característica de especificar o substantivo, diferenciando-o de outros nomes. Normalmente eles aparecem depois do substantivo. Na frase acima, o adjetivo “blancas” qualifica as rosas, diferenciando=as do resto.

Diferença entre adjunto adnominal e adjunto adverbial
adnominal faz referência a somente um substantivo, atribuindo características, modificando-o. Adjunto adverbial se refere, geralmente a um verbo, mas também pode modificar um adjetivo ou advérbio. Ele irá indicar uma circunstância.

Derivado: o adjetivo derivado é aquele que se origina diretamente de outras palavras, que podem ser substantivos ou verbos, como azulado, articulado, tristonho, desajeitado, etc. Por exemplo, na frase “aquele vestido é azulado”, o adjetivo é derivado da palavra azul.

Significado de Participial
adjetivo Que pertence ao particípio.

O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc.

Significado de Restritivo
adjetivo Que é capaz restringir ou limitar; restringente.

As orações relativas restritivas são compostas por um pronome relativo (ocasionalmente omitido), um verbo e outros elementos opcionais, como o sujeito ou objeto do verbo. Não se deve utilizar vírgulas para separar as orações relativas restritivas do resto da oração.

Algo que contém uma limitação. Que é capaz de restringir ou limitar. A entrada é restritiva.

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: 1) As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.