Quando é a hora certa de se separar?

Perguntado por: ugois . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Você não se sente mais confortável em dividir seu tempo e sua vida com a pessoa? Tem vontade de recomeçar sem a presença do outro? Então, sinto em dizer isso, mas é possível que a paixão tenha acabado, ou, além disso, que as suas expectativas tenham sido frustradas com o decorrer da relação, por exemplo.

Sinais de fim de casamento

  • Querer estar sozinho ou longe do parceiro.
  • Não sentir saudades um do outro.
  • Falta de planejamento para o futuro.
  • Vocês brigam o tempo todo.
  • Cada um quer viver o dia a dia de um jeito.
  • Um tenta manipular o outro.
  • Não há equilíbrio entre o poder e a responsabilidade.
  • Falta de apoio um do outro.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Mulheres tendem a sofrer mais com o rompimento de uma relação, mas homens apenas tocam a vida, sem jamais ter se recuperado 100%. É o que diz um novo estudo publicado pela Universidade de Binghamton, de Nova York (EUA).

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

Pessoas felizes te curam em um casamento infeliz
Mostre interesse genuíno pelo dia do seu parceiro, mas sem ressentimentos. Os filhos ficarão mais felizes e você ficará menos estressado. Seu cônjuge pode até se tornar mais amável. Pare de lutar pelo que você não pode mudar e aprenda a se concentrar no que você pode.

Muitas vezes mantemos a relação por inúmeros motivos, tais como medo de traumatizar os filhos, co-dependência, baixa autoestima, dependência financeira e até mesmo por sentir vergonha em ter falhado.

7 dicas para superar uma separação

  1. 2.1 1. Afaste-se das redes sociais.
  2. 2.2 2. Mude o visual.
  3. 2.3 3. Mantenha-se ocupado.
  4. 2.4 4. Conheça novas pessoas.
  5. 2.5 5. Dê tempo aos sentimentos.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

Mesmo assim, a pergunta que fica é: por que as separações são sempre tão difíceis? Uma das possíveis respostas é porque a sensação de estar separado não é confortável nem para quem é deixado e nem para quem decide terminar.

Fale pessoalmente
Gente, na boa, nada de mandar carta, WhatsApp, mensagem de texto ou pelo Facebook, falar pessoalmente é a melhor opção. Olhar nos olhos da pessoa e dar a entonação certa às palavras é fundamental. Essa de terminar à distância só é válido quando o outro mora longe ou pode lhe oferecer perigo.

O ideal é ter uma conversa franca com os pequenos, utilizando linguagem adequada à idade deles para comunicar a separação, explicar os motivos e as mudanças que irão ocorrer na vida dele diante da decisão dos pais.

Qual a pior fase da separação? Depressão – Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término.

Sendo a principal causa, a crise financeira. A questão é que dinheiro pode não trazer felicidade, mas a falta dele pode trazer problemas para a vida conjugal.

Muitos divorciados se perguntam quanto tempo dura o sofrimento de uma separação e a resposta varia muito de indivíduo para indivíduo, bem como de situação para situação. Há quem sofra por alguns meses ou vários anos. O que é preciso ter em mente é que nenhum sofrimento é para sempre, ainda que possa ser longo.

Os sinais de um homem desinteressado podem ser difíceis de detectar, mas há algumas coisas que podem indicar se ele está perdendo o interesse. Ele pode ficar mais distante, falar menos sobre os seus sentimentos ou planos para o futuro, e passar mais tempo fora ou com outras pessoas.

A psicóloga Maristela Vallim Botari pode ajudar a enfrentar as 5 fases do luto, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.