Quando é a época de abacate?

Perguntado por: lmoreira9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Fonte de fibras e vitamina E, o abacate costuma ter preços melhores de fevereiro a julho e, neste mês, as variedades disponíveis são o fortuna, quintal e o avocado Hass.

Se o agricultor souber utilizar os cultivares existentes no mercado (das mais precoces às mais tardias), poderá colher abacate o ano todo e ter uma renda praticamente mensal na propriedade, orienta”.

De acordo com o especialista, os abacates Fortuna e o Margarida são os mais apreciados pelos brasileiros, porque são mais docinhos. O Avocado é ideal para fazer guacamole. O Geada é indicado para o preparo de cremes. Se você quer um suco ou um smoothie, é melhor escolher o abacate Quintal.

A colheita é feita cerca de quatro vezes por semana e o segredo para manter o preço em alta é não colher muito abacate de uma só vez.

Dependendo da variedade cultivada, um pomar entre oito a dez anos pode apresentar uma produção de 200 a 600 kg por planta ao ano.

o florescimento e frutificação, costumam a iniciar em torno de cinco anos, em plantas pé-franco. Já em plantas enxertadas, o tempo de produção do fruto começa dois anos após o seu plantio. O solo ideal para iniciar a plantação de abacate, seria rico em matéria orgânica, com adubação e profundo.

Um abacateiro começa a produzir frutos 3-4 anos após o plantio, mas o agricultor começará a ter ganhos econômicos a partir do 6º ano. Dependendo do ano, meus abacateiros (25 anos) produzem em média 70 a 80 kg de frutos por árvore.

Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.

A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos.

Quando, quanto e com o que adubar
Cada cova deve receber de 15 a 20 litros de esterco curral ou 4,0 litros de esterco de galinha curtido e 250 gramas de P2O5. Ainda, devem ser aplicados em cada cova 20 gramas de nitrogênio aos 30, 90 e 150 dias após o pegamento das mudas.

Plantando o Abacate
Para garantir que seu abacate cresça de forma saudável e forte, plante-o em um solo rico em matéria orgânica. Portanto, quando colocar o caroço na terra, certifique-se de que ele não fique totalmente enterrado. Regue a planta diariamente para que a terra fique sempre úmida.

Além de auxiliar no controle do colesterol, o abacate também possui potássio e luteína, que auxiliam na saúde das artérias, no controle do estresse oxidativo e mantém os níveis adequados da pressão arterial.

Abacate é uma superalimento. Bom para a saúde e bem-estar. Apesar do termo não ser reconhecido pela ciência, os alimentos que ganham esta marca têm ricos compostos bioativos e agem como potenciais agentes de prevenção e alidados no tratamentos de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, inflamações entre outras.

A conclusão é fácil: os dois alimentos apresentam uma composição nutricional distinta e rica, capaz de colmatar parte das necessidades do organismo. Por isso, não deixe nenhum de lado: continue a incluir as duas frutas na sua alimentação. Elas são mesmo suas amigas.

45 litros

Mais especificamente, com base em dados científicos, em climas quentes, o uso de água de abacate é de cerca de 45 litros por dia (l/dia) na primavera, 136 a 220 l/dia durante o verão e 121 l/dia no outono (2, 3).

A produção de abacate está muito concentra- da no México, com 33% do volume, seguida pela Indonésia, República Dominicana, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Quênia, Chile, Brasil e Ruanda nos dez primeiros lugares, com 81% da produção.

R$ 6,99/kg R$4,40 a unidade Aproximadamente 630g.

A ampla luz solar, o clima quente e a quantidade de chuvas de inverno compõem um microclima ideal para o cultivo de abacate e a produção de altos rendimentos. Todas as três variedades que plantei (Hass, Zutano e Fuerte) parecem estar perfeitamente adaptadas às condições locais.

Alguns abacateiros não dão fruto devido às características climáticas ou estresses climáticos, como a falta de água e luz. Diversos manejos podem estimular a produção de frutos, como a poda, que é essencial para o abacateiro.