Quando dormimos a saturação baixa?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma.

Como o nome sugere, a dessaturação noturna é uma condição que aparece durante o período de sono e nem sempre retorna durante o dia. Ela tem relação com mecanismos fisiológicos do sono, além de surgir frequentemente em indivíduos com dois distúrbios: DPOC e apneia obstrutiva do sono.

A insuficiência cardíaca congestiva ocorre quando o coração não consegue bombear sangue eficientemente para o resto do corpo. Isso pode levar a uma diminuição da oxigenação adequada dos tecidos e resultar em baixa saturação.

Não existe um número fixo, mas entre os médicos a faixa consensual de extrema atenção estaria abaixo de 95%, quando o paciente deveria ficar em observação e monitoramento.

Essa saturação tem que ficar aí acima de 95. 95 pra mais, 98, 99. Quando ela cai pra 93, 92, tá na hora de procurar um hospital. Tá na hora de procurar um atendimento médico pelo menos pra avaliar o quadro.

Uma das medidas mais importantes é o nível de oxigênio de uma pessoa durante as diferentes fases do sono. Quando o nível cai abaixo do que o corpo precisa para funcionar normalmente, é chamado de dessaturação de oxigênio.

O nível de saturação ideal para uma pessoa em boas condições de saúde é acima de 94%. Mas, é importante destacar que oxímetro não dá diagnóstico, ele só auxilia e mantém o paciente informado sobre os níveis de oxigênio no sangue. Com a doença pulmonar causada pela COVID-19, o oxímetro de dedo se popularizou.

Abaixo disso, o quadro passa a ser considerado mais grave, demandando cuidados intensivos, como o uso de oxigênio suplementar em leito hospitalar. Caso o índice esteja abaixo de 80%, a pessoa precisa ser internada com urgência, a fim de receber cuidados médicos em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

A gente, indiretamente, infere que, se a saturação está boa (entre 93 e 95%), esse neném está bem oxigenado.

Pratique atividade física regular
Ainda, faz com que o coração bombeie mais oxigênio para os músculos e aumenta a circulação por todo o corpo. Quanto mais você se exercita, melhor será sua capacidade pulmonar e, mais alta sua oxigenação. Comece com pelo menos três vezes de 30 minutos de exercícios aeróbicos por semana.

Em média, um usuário conseguirá achar oximetro de dedo por valores entre R$ 65,90 e R$ 2.638,10.

Quando o valor de saturação diminui muito rapidamente ou quando se encontra abaixo de 85-90% pode indicar a presença de algum problema de saúde grave, como pneumonia, insuficiência cardíaca ou anemia, que precisa ser identificado no hospital e tratado o mais rápido possível.

A saturação por bases desejada (V2) pode variar de 50% a 70%, sendo em geral: 50% para cereais e tubérculos; 60% para leguminosas e cana-de-açúcar, utilizado no Cerrado; 70% para hortaliças, café e frutas.

O nível de oxigênio mensurado por este aparelho recebe o nome de saturação de oxigênio (SaO2)² e o ideal é que sua taxa esteja: pessoas sadias o ideal é maior ou igual a 95%. Saturações de 90% são aceitas em pacientes com outras doenças, como DPOC e outras doenças pulmonares5.

A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

Graus da hipopneia e apneia do sono
Normal: até 5 eventos por hora; Leve: até 15 eventos por hora; Moderado: até 30 eventos por hora; e. Grave: quando for acima de 30 eventos por hora.

Os distúrbios respiratórios do sono incluem SAOS e SRVAS. O distúrbio descrito inicialmente foi SAOS, e as consequências desse distúrbio já estão bem estabelecidas, como um maior risco para doenças cardiovasculares e metabólicas.