Quando dor no pé é preocupante?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Artrite é outra causa muito comum, mas preocupante de dor no pé. A lesão nos nervos dos pés pode resultar em intensa dor, dormência ou formigamento da região e não possui cura. A mais frequente que ocorre nos pés é a gota. Gestantes são muito propensas a terem inchaço e dor nos pés.

A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.

A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

A gota é uma doença metabólica inflamatória que, normalmente, afeta as articulações dos pés, dos joelhos, das mãos e dos cotovelos. Esse tipo de artrite, na maioria dos casos, é provocado pelo alto índice de ácido úrico no sangue, o que é chamado de hiperuricemia.

Exemplos de anti-inflamatórios: Diclofenaco. Ibuprofeno. Naproxeno.

Morton, o neuroma é um nódulo benigno localizado entre o terceiro e o quarto metatarso do . É provocado pela compressão dos chamados nervos plantar medial e plantar lateral. Por ser benigno, não gera consequências mais graves ao corpo.

A artrose é uma doença degenerativa crônica, que quando atinge os dedos dos pés, torna impossível seu movimento, deixando-os rígidos e muito doloridos. A dor costuma ser pior no final do dia e após longos períodos de inatividade.

Neuropatia periférica é uma patologia que atinge os nervos dos pés e das mãos, causando uma sensação frequente de formigamento. O problema é grave e, na maioria das vezes, recorrente de tratamentos oncológicos ou de diabetes. A necessidade do alerta surge devido a pouca informação que ainda encontramos sobre a doença.

A fascite plantar está entre os principais diagnósticos e causa dor na sola do pé, na região próxima ao calcanhar, chamada fascia plantar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em quem pratica caminhada ou corrida regularmente e quem trabalha diariamente em pé.

Seus pés podem indicar sinais de várias doenças, sabia?

  1. Pés frios. A sensação exgaredada de nos dedos dos pés pode ser sinal de má circulação sanguínea. ...
  2. Coceira. ...
  3. Descoloração. ...
  4. Baqueteamento digital. ...
  5. Pés inchados. ...
  6. Queimação. ...
  7. Dor no dedão. ...
  8. Unhas amareladas ou esbranquiçadas.

Para reduzir a inflamação e aliviar a dor:

  1. Congele água dentro de uma garrafa pet e role-a sob o arco plantar para frente e para trás durante 10 minutos;
  2. Massageie a sola dos pés com uma bolinha do tamanho aproximado das bolas de tênis, movimentando-a em todas as direções.

Ortopedista. A especialidade mais indicada para quem sente dor nos pés é a ortopedia. O médico da área é responsável por cuidar da locomoção do corpo humano, avaliando músculos, ossos, ligamentos e articulações.

Medicamentos

  • Diclofenaco Potássico.
  • Diclofenaco Resinato.
  • Dipirona.

Algumas formas naturais de aliviar a dor nos pés são:

  1. Fazer um escalda pés. ...
  2. Deitar com os pés para cima. ...
  3. Massagear com óleos essenciais. ...
  4. Fazer um banho de contraste. ...
  5. Fazer movimentos com os pés. ...
  6. Rolar uma bolinha debaixo do ...
  7. Aplicar compressas frias.