Quando dois corpos passam por um processo de eletrização?

Perguntado por: yteixeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Quando esfregamos dois corpos, alguns desses elétrons migram de um corpo para o outro. O corpo que recebeu esses elétrons ficará carregado negativamente, por sua vez, o que perdeu elétrons ficará carregado positivamente.

Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.

Por exemplo, quando atritamos um bastão de vidro com um pedaço de seda, o vidro perde elétrons, ficando positivamente carregado, e a seda ganha esses elétrons, ficando negativamente carregada: Mas o que define qual material ganha e qual perde elétrons durante um processo de eletrização por atrito?

1a) Quando dois corpos são atritados, ambos se eletrizam: um positivamente e outro negativamente. Uma experiência simples que revela esse fato é a seguinte: um disco de vidro é atritado com um disco de madeira enrolado em seda (fig. 19). Quando separados, o vidro apresenta eletricidade positiva e a seda, negativa.

Ao atritar dois materiais, um deles ficará eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons e ficará com falta, já o outro ficará eletrizado negativamente, pois estará com excesso de elétrons.

Desse modo, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, reciprocamente, ao perder elétrons, sua carga torna-se positiva. Existem três formas distintas de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons.

Quando um condutor está eletrizado, cada ponto da superfície do condutor está colocado no campo elétrico formado pela carga elétrica existente no restante do condutor; então cada ponto de superfície de um condutor tem potencial. Suponhamos um condutor eletrizado estaticamente, isto é, a carga elétrica em equilíbrio.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

Eletrização por atrito
Por exemplo, ao se atritar uma barra de vidro num pano de lã, elétrons passam do vidro para a lã. Em consequência, a barra de vidro adquire carga elétrica positiva (perde elétrons) e o pano de lã adquire carga elétrica negativa (recebe elétrons).

Eletrização é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado.

A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles. Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles.

Eletrização por Indução
Quando um corpo eletrizado (indutor) é aproximado de um condutor (induzido), inicialmente neutro, induz neste uma distribuição de cargas. O condutor permanecerá neutro, entretanto, a região do condutor mais próxima do indutor ficará com excesso de cargas de sinal contrário do corpo eletrizado.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Você sabe o que é força gravitacional? Trata-se de uma força de atração que surge entre todos os corpos que possuem massa. Saiba mais sobre essa força e a sua relação com o “peso” de um corpo. Veja também algumas informações curiosas sobre o tema, como o valor da gravidade terrestre e o da Lua.

A gravitação é uma propriedade da matéria que se manifesta como uma força, a qual é designada por gravidade ou força de atração gravitacional. A força de atração gravitacional é uma força de atração que se exerce entre dois corpos, devido ao facto de esses corpos possuírem uma certa massa.

Existem três tipos de eletrização: contato (quando um corpo carregado eletricamente toca em outro corpo); atrito (quando dois corpos eletricamente neutros se atritram); e indução (quando um corpo neutro se aproxima de um corpo carregado e depois o segundo se conecta a um fio terra).

Na eletrização por contato, a troca das cargas depende das dimensões dos condutores. Se considerarmos que os corpos têm as mesmas dimensões e a mesma forma, sendo, por exemplo, esferas de mesmo raio, após o contato apresentarão cargas iguais.

A Terceira Lei de Newton, também chamada Ação e Reação, relaciona as forças de interação entre dois corpos. Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este exerce uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário sobre o corpo A.