Quando does é usado?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O does é apenas uma conjugação do to do na terceira pessoa do singular, ou seja, concorda com os pronomes he, she e it no simple present. She does her nails every week. – Ela faz as unhas toda a semana. He never does the dishes.

Forma interrogativa:
Para formar frases interrogativas no Simple Present, deve-se usar o auxiliar do ou o auxiliar does. Does é usado com os pronomes he, she e it. Com os demais pronomes (I, you, we e they) usa-se do. Depois do auxiliar, é preciso usar o verbo principal no infinitivo sem o to.

O verbo "to do" se refere a fazer em que "do" e sua forma afirmativa, enquanto "doesn't" é sua forma negativa e contraída. Já "isn't" se refere a forma negativa e contraída do verbo "to be" voltado para as pessoas "he", "she" e "it".

“do” e “does” como verbo principal:

  1. Do the homework. (Fazer a atividade de casa.)
  2. He does her hair. (Ele penteia o cabelo dela.)
  3. She does a favor to her sister. (Ela faz um favor para sua irmã.)
  4. He does another test. (Ele faz outro teste.)

Veja os exemplos,

  1. She did the laundry. » Ela lavou a roupa.
  2. I did the laundry. » Eu lavei a roupa.
  3. We did the homework. » Nós fizemos a tarefa de casa. | A gente fez a tarefa de casa.
  4. They did the homework. » Eles fizeram a tarefa de casa.

Ou seja, se o sujeito for na primeira pessoa será usado o verbo “do” e se for na terceira pessoa é “does”.

A forma negativa é construída de maneira diferente se o verbo for auxiliar (be, have, will, can...) ou principal. Se o verbo for auxiliar, a negação é construída com not (ou com a contração -n't) e sem o auxiliar 'do/does/did': She cannot know the truth. Ela não pode saber a verdade.

Dica: para mencionar lugares que são maiores do que uma rua, deve-se usar a preposição in, enquanto que para anteceder uma rua ou avenida, deve-se usar preposição on e para referir-se a lugares que são menores do que uma rua, um local muito específico, deve-se usar a preposição at.

O Simple Present (presente simples) é um dos tempos verbais em inglês utilizado para indicar ações habituais que ocorrem no presente, fatos gerais, ações repetidas ou situações, emoções e desejos permanentes. Também é usado para expressar uma verdade universal, sentimentos, opiniões e preferências.

A forma interrogativa é construída de maneira diferente se o verbo for auxiliar (be, have, will, can...), ou se for um verbo 'principal'. Se o verbo for um auxiliar, a interrogação é construída sem o auxiliar do/does/did: Is Bruno in his office? O Bruno está em seu escritório?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Regras de uso da terceira pessoa em inglês
Adicione -s no final do verbo (writes). Se o verbo termina em -s (kisses), -sh (crashes), -ch (searches), -o (does), o -x (fixes), adiciona-se -es. Para os verbos terminados em -y, antecedido por uma consoante, trocamos 'y' por –ies (studies).

Neste caso usamos o does, pois o sujeito da sentença é dog (it). Devemos usar does na pergunta e em respostas curtas. Curiosidade: nas respostas o do e o does tem o mesmo significado do verbo da pergunta. É bem simples!

Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).

– Quando ele viajou? Como você pode perceber, todos os exemplos estão na interrogativa. Mas isso não quer dizer que o did não possa ser usado na afirmativa. A diferença é que, ao usar do ou did para afirmar algo, você dará mais ênfase à ideia.

O verbo to be no Past Simple possui duas formas: was e were. Sendo que “was” é usada com os pronomes I, he, she e it. E a forma “were” por sua vez é usada com we, you e they.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Continuar lendo Quando usar Does He?