Quando dobro o joelho ele estala?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.

Pode-se colocar compressas frias, movimentar o joelho com exercícios e atentar-se dor ou outros sintomas junto aos estalos. O médico deve ser consultado se continuar estalando, principalmente se o barulho apareceu após um evento de trauma, se há dor, inchaço ou vermelhidão no joelho.

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

Principais fatores que geram desgaste no joelho
Entre as causas estão o enfraquecimento muscular, doenças autoimunes, desgaste na articulação, entre outras. O tratamento da artrite varia de acordo com o tipo de inflamação.

Sintomas. A dor é o primeiro sintoma imediato quando a patela é deslocada. Porém, outros sintomas também podem estar presentes, como estalos e dificuldade de movimentação. Além disso, em virtude de uma pancada, o joelho pode apresentar bastante inchaço.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Sintomas da água no joelho
O joelho não estica totalmente ou não dobra como habitual; Perda da mobilidade, cuja intensidade vai depender do grau da tumefação (inchaço); Aumento da temperatura local e vermelhidão na articulação; Inchaço ou aparência de uma grande alteração de volume no joelho.

Sintomas do desgaste do joelho

  1. Dor.
  2. Inchaço.
  3. Fraqueza muscular.
  4. Sensação de falseio.
  5. Sensação de estalos e barulhos.
  6. Rigidez matinal.
  7. Dificuldade para subir e descer escadas.
  8. Desalinhamento do joelho.

Agachamento Livre
O agachamento é um dos melhores exercícios de fortalecimento do joelho. Para praticá-lo, você precisa apenas ficar em pé, mantendo as pernas afastadas, mais ou menos na largura dos ombros. Estenda as mãos para frente, de modo a ter equilíbrio na hora de executar o movimento.

Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).

Condroitina. A condroitina também está presente na cartilagem, contribuindo para a hidratação, flexibilidade, elasticidade e proteção do tecido conjuntivo. É indicada para aliviar dores articulares, contribuir para a reconstrução da cartilagem e do líquido sinovial, assim como retardar a degeneração dos tecidos.

Não há como recuperar a cartilagem do joelho.

A artrose no joelho é uma situação caracterizada pelo desgaste da articulação, o que leva a uma inflamação do local, resultando em sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar o joelho.

Sinto dor no joelho, posso fazer caminhada? O desgaste do joelho pode provocar dores ao caminhar. A dor quem sente é o paciente, portanto, se você não sente dor ao caminhar, mas sente dor ao correr, não interrompa sua atividade física.

Dependendo do grau do desgaste, alguns casos podem responder bem ao tratamento conservador sem a necessidade de cirurgia e inclui o uso de Aines (anti-inflamatório não esteroides), fisioterapia, injeções com anti-inflamatório e viscossuplementação.

Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.

Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:

  1. dor;
  2. rigidez e inchaço;
  3. bloqueio ou travamento do joelho;
  4. sensação de que o joelho está "falseando";
  5. incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.

Dor, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e diminuição da mobilidade articular são os principais sintomas de inflamação no joelho. Os sintomas são o resultado do aumento da circulação de sangue no local lesionado e da liberação de substâncias biologicamente ativas para reparar o dano tecidual sofrido.

Dor no joelho ao dobrar associada a estalos, pode ser fruto de uma lesão da cartilagem que ocorre na superfície articular da patela, por um desgaste, devido às sobrecargas, excesso de peso do paciente, excesso de atividades de flexo-extensão do joelho, alterações no formato do joelho ou por traumas.