Quando devo usar o CFOP 1403?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A principal utilização do CFOP 1403 é quando um estabelecimento comercial compra mercadorias para revenda. Ou seja, é um código muito utilizado por lojas de varejo quando fazem compras com seus fornecedores.

O que é CFOP 5405? No caso do CFOP 5405, o código se refere a venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

Você poderá usar o CFOP 1.403.

Em o CFOP 5.403 É utilizado por venda de mercadorias adquiridas de terceiros sujeitas a ST icms e emitente for contribuinte Substituto de icms. Em o CFOP 5.405 É utilizado por venda de mercadorias adquiridas de terceiros sujeitas a ST icms e emitente for contribuinte Substituído de icms.

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros em operação com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído.

Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.

Como é formado o CFOP? o 1º dígito indica se a operação é de entrada ou saída. O 2º dígito mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal. Por fim, o 3º e 4º dígitos especificam o tipo de prestação ou de operação.

O CFOP de saída diz respeito a uma mercadoria ou serviço que sua empresa vendeu. O código de saída é distinguido pelo primeiro dígito da sequência de 4 do CFOP, podendo ser 5 (Saídas ou Prestações para o Estado), 6 (Saídas ou Prestações para outros Estados) e 7 (Saídas ou Prestações para o Exterior).

a partir do momento que voce adquiriu mercadoria c/cfop 5401,não haverá credito do icms, tendo em vista que o cfop 5401 é de empresa fabricante, e ao mesmo é substituto que já foi recolhido o icms antecipadamente ,e voce é substituido,ou seja,irá vender suas mercadorias com cfop 5405, sem bc e icms substituição.

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

5353 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial. Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento comercial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento comercial de cooperativa.

Acesse o módulo Cadastro > Códigos Fiscais: Confira as informações apresentadas na coluna "Grupo" da tabela de CFOPs, essa coluna, determina qual grupo o CFOP está cadastrado e determina se o mesmo será tributado ou não.

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, decorrentes de operações com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária.

– Substituído é o comerciante que adquire a mercadoria com imposto retido.

6403

Para dentro do estado usamos CFOP 5405(Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído) e para fora do estado 6403 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria ...

2353 – Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial. Classificam-se neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento comercial. Também serão classificadas neste código as aquisições de serviços de transporte utilizados por estabelecimento comercial de cooperativa.

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de substituto tributário, exclusivamente nas hipóteses em que o imposto já tenha sido retido anteriormente.