Quando devo usar meia embreagem?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Controle de embreagem na subida. Parada regulamentar no morro. Parar o carro sem usar o freio.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação. Fazendo isso, dificilmente o caminhoneiro perderá o controle da direção.

Entenda mais a respeito neste artigo! Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Antes de tudo, o veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso dos automóveis com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar solto e nenhuma marcha engatada. Já para aqueles com transmissão automática, o freio deve estar pressionado.

A meia embreagem é uma técnica, enquanto o controle de embreagem na subida ou descida é uma manobra. No entanto, existem outros nomes, como: "parar o carro sem usar o freio" ou "parada regulamentar no morro". Atente-se em como o instrutor vai chamá-la no momento de sua prova para não se confundir.

Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

A embreagem serve para fazer engates e desengates rápidos, como as trocas de marcha, e ficar com ela apertada por muito tempo só aumenta o desgaste da peça.

Pular uma ou mais marchas serve somente para reduzir, nunca para aumentar marchas e vamos explicar o porquê. Como mencionado anteriormente, a função das marchas é liberar o motor para ter mais giros, fazer o carro rodar com velocidade e mandar esse “aviso” para as rodas.

Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem.

De acordo com o supervisor técnico de Automotiva do Senai do Rio de Janeiro, Edilson Caldas, conduzir o veículo com o pé na embreagem pode deixar o carro sem ela, de uma hora para a outra.

Dando sequência ao festival de besteiras que assolam nossas leis de trânsito, temos hoje uma oriunda do Artigo 231 do Código de Trânsito, que proíbe descer uma ladeira sem ter uma marcha engatada, ou seja, de ponto morto – a famosa banguela.

Em frenagens simples (como a parada no sinaleiro), basta pisar suavemente no pedal e reduzir as marchas, no caso de veículos com câmbio manual. Se o veículo não possui sistema ABS, ao sentir que as rodas travaram o motorista deve aliviar a pressão feita no pedal por alguns instantes.

Numa descida de ladeira pise só no freio!
Gente, descer ladeira pisando em freio e embreagem não dá! Isso porque quando pisamos no pedal de embreagem desacopla o disco e deixa o carro solto, bobo, sem controle, mesmo pisando só no freio.

Feito corretamente, o pé esquerdo deve ficar apoiado no apoio para os pés do lado esquerdo do pedal da embreagem.

A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem.