Quando devo usar a tração 4x4?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Algumas picapes e SUVs 4x4 , principalmente aqueles que têm a alavanca da caixa de transferência no assoalho, possuem certa restrição de usar a tração nas quatro rodas no asfalto e isso tem de ser seguido à risca, conforme o manual do proprietário do modelo específico.

O câmbio Hi foi desenvolvido para ser utilizado no dia a dia. Ou seja, em terrenos mais regulares onde o carro tem maior aderência ao solo. Já o câmbio Lo é usado em ocasiões especiais, como trilhas e terrenos irregulares.

A marcha reduzida é uma ferramenta útil para situações de força ou tração, como em subidas íngremes, descidas acentuadas ou terrenos acidentados.

Os veículos 4x4 têm mais potência
Geralmente os carros 4x4 são movidos a diesel, o que significa que o motor, além de ser impulsionado por turbo compressor, tem maior torque, gerando mais potência. Portanto, veículos configurados com tração 4x4, via de regra, são mais potentes do que carros 4x2.

O engate do 4x4 longo pode ser feito com o veículo em movimento e a velocidade máxima com a qual se pode engatar varia de veículo para veículo, normalmente abaixo dos 80 ou 90 Km/h. Importante verificar a velocidade máxima que o veículo pode trafegar com o 4x4 engatado.

Quando acionado, o sistema multiplica o torque do veículo, proporcionando a capacidade que ele precisa para superar o obstáculo. Essa função só pode ser acionada com o veículo completamente parado.

TRAÇÃO 4X4 (4WD)
Presente em veículos com característica off-road, a tração 4x4 ou 4WD (4 wheel drive) funciona da mesma forma que a tração integral, com a diferença de ser acionável por botão ou alavanca.

Em um primeiro momento, sim. Os veículos com tração 4×4 “part time” (meio período ou selecionável) podem ter desgaste muito maior dos seus componentes mecânicos, se forem utilizados de maneira equivocada (como no caso do asfalto).

O equipamento permite o acionamento de 4x2 para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou com aderência plena (asfalto).

Pontos importantes sobre dirigir na areia:
Evite que seu veículo 4×4 ancore na areia. Então, se parou, não se mova ou acelere mais. Pneus com pouco desenho, de perfil alto e baixa calibragem ajudam. Procure sempre parar seu veículo sobre alguma vegetação que exista, pois a vegetação ajuda na sustentação.

Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

Existem basicamente dois tipos de tração 4x4: a tração permanente e a tração selecionável.

Considerando que a Hilux também precisa ter uma utilidade e conforto no uso cotidiano, ela vem equipada com um câmbio automático de 5 marchas. Se no fora de estrada, o modelo faz bem feito, na estrada a SW4 é apenas mediana. Sua velocidade máxima é de apenas 167 km/h.

a reduzir de quarta para segunda o certo não é fazer. gradativamente né E lá na terceira depois na segunda tem que sempre tem coisas que ele dá para você facilitar. que dá para você ficar um pouco mais ágil e você consegue fazer com segurança que é o caso da redução.