Quando devo tomar Noripurum na veia?

Perguntado por: obrites3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Noripurum® Endovenoso somente deve ser administrado quando a indicação da ferroterapia tiver sido confirmada através de investigação apropriada com exames laboratoriais (por ex. ferro sérico, ferritina sérica e/ou hemoglobina e/ou hematócrito e/ou contagem de eritrócitos e/ou hematimetria - VCM, HCM,CHCM).

Efeitos adversos. Os eventos adversos mais comumente observados com a administração de Noripurum® IV são alteração passageira do paladar, hipotensão, febre e tremores, sensação de calor, reações no local da injeção, espasmos venosos no local da veia puncionada e náuseas, com ocorrência entre 0,5 a 1,5%.

Noripurum age combatendo a anemia e é especificamente indicado para o tratamento das anemias nutricionais e de hemácias pequenas, causadas por deficiência de ferro.

Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Noripurum® Fólico age como antianêmico em casos de anemia por deficiência de ferro e ácido fólico, reabastecendo o organismo com estes elementos, indispensáveis para a formação da hemoglobina.

A anemia ferropriva é a principal doença causada pela falta de ferro no organismo. Ela é caracterizada pela redução de hemoglobina e hemácias, células sanguíneas encarregadas de transportar oxigênio pelo corpo. Há também a anemia falciforme, uma doença de ordem genética que causa anormalidades nos glóbulos vermelhos.

Os efeitos adversos mais comumente observados são urticária (rash cutâneo), palpitações e tonturas, geralmente quadros autolimitados e de curta duração. Alterações podem ainda acontecer nas primeiras 24 horas após a infusão e incluem febre, artralgias e mialgias, de leve intensidade e também autolimitadas [1].

Nesses casos, níveis da proteína abaixo de 100 ng/mL podem ser um indicativo de anemia ferropênica. Nesses casos, uma ferritina sérica de até 100 ng/mL ainda é compatível com a deficiência de ferro. Por fim, no caso das crianças menores de 5 anos, valores inferiores a 12 ng/L, indicam falta de ferro.

Posologia média recomendada
5 – 10 ml de Noripurum® EV (100 a 200 mg de ferro) uma a três vezes por semana, dependendo do nível de hemoglobina.

Em quanto tempo Noripurum faz efeito? Não há um tempo exato para que Noripurum faça efeito. Mas o estimado é que nas primeiras semanas de tratamento, o paciente já sinta a mudança aguardada. Um medicamento tão importante no tratamento de diversos pacientes do município, está em falta no momento na rede.

Um comprimido mastigável por dia por um a dois meses. Em casos de anemia ferropênica grave ou de necessidade elevada de ferro, as doses podem ser aumentadas a critério médico, ou pode ser necessário o tratamento com de Noripurum® parenteral (IM ou EV) como tratamento inicial.

Noripurum® Fólico é contraindicado nos casos de:
Todas as anemias não ferropênicas, particularmente aquelas caracterizadas por acúmulo de ferro ou incapacidade da sua utilização; Processos que impeçam a absorção de ferro ou ácido fólico por via oral, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.

Indicação de uso do noripurum EV:
Portadores de anemia que não tenham como causa a deficiência de ferro; Pacientes com alergia a medicamentos que têm como base o ferro ou sensibilidade a componentes da fórmula; Pacientes que possuem dificuldade na utilização do ferro ou em sobrecarga férrica.

Ambos são altamente eficazes na reposição do ferro. O Noripurum costuma ter menos efeitos colaterais, é absorvido mais lentamente porém é mais caro. Converse com seu médico para saber qual a orientação dele.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema.

Esse tipo de anemia, estudada em uma faculdade de Medicina, causa desânimo, cansaço, fraqueza e pele pálida, por exemplo. A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

Noripurum® Fólico contém ácido fólico, o que pode mascarar a deficiência de vitamina B12. Em casos de anemias associadas a infecções ou neoplasias, o ferro substituído é armazenado no sistema retículo- endotelial, de onde é mobilizado e utilizado somente após a cura da doença primária.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Qual a diferença entre Combiron e Noripurum fólico? Combiron é um medicamento para corrigir anemia por deficiência de ferro. O noripurm fólico contém também ácido fólico e é indicado quando há carência de ferro e ácido fólico associadas.