Quando devo tomar metronidazol?

Perguntado por: emagalhaes4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Adultos e crianças maiores de 12 anos. 400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições.

“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).

Metronidazol + Nitrato de Miconazol óvulo deve ser introduzido profundamente na vagina. Recomenda-se que a paciente esteja deitada. A aplicação deve ser realizada preferencialmente à noite, antes de dormir. A dedeira que acompanha o produto, deve ser usada para ajudar na aplicação.

Metronidazol é indicado em:

  • Tricomoníase;
  • Vaginites por Gardnerella vaginalis;
  • Giardíase;
  • Amebíase e.
  • Tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.

Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais e manter o tratamento durante a menstruação(1,2).

Em relação ao metronidazol usado por via intravaginal, a taxa de efeitos colaterais é mais baixa e costuma ficar restrita à região genital, sendo o corrimento vaginal o efeito adverso mais comum.

Metronidazol é um anti-infeccioso, então, apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microorganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária. A absorção máxima ocorre entre 1 a 2 horas.

Efeitos adversos do metronidazol e tinidazol
Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.

Contraindicações. O medicamento não deve ser usado se você já teve alergia ao metronidazol ou outro derivado imidazólico e/ou aos demais componentes do produto.

Você não deve ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento com metronidazol, devido à possibilidade de efeito antabuse, com aparecimento de rubor (vermelhidão), vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Para o tratamento de vaginites e uretrites (inflamação na uretra) por Gardnerella vaginalis, a dose recomendada é 2g, em dose única, no primeiro e terceiro dia de tratamento ou 400 a 500mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias.

Seu espectro antimicrobiano inclui bacilos anaeróbios gram-negativos (Bacteróides spp, Fusobacterium spp) e gram-positivos (Clostridium spp, algumas cepas de Eubacterium), cocos anaeróbios gram-positivos (Peptococcus spp, Peptostreptococcus spp) e protozoários (Entamoeba histolytica, Trichomonas vaginalis, Giardia ...

Adultos e crianças maiores de 12 anos: 400 mg (1 comprimido de Metronidazol 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico. Tomar após as refeições. Para crianças, Metronidazol deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão (benzoilmetronidazol).

O parceiro sexual deve ser tratado com 2 g, em dose única.