Quando devo tomar água com limão?

Perguntado por: nguedes2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Existem diversos estudos que demonstram que a dose de água com limão pela manhã faz bem à saúde. Beber a mistura em jejum possui um efeito desintoxicante, que também auxilia a eliminar as toxinas na parede do intestino. No entanto, você também pode tomar água com limão após o almoço.

O consumo de água com limão é muito comum para fortalecer o sistema imunológico e ajudar a ativar o metabolismo, ou seja, o funcionamento das células, aumentando o bem-estar. Basta adicionar meio limão a um copo de água morna ou gelada e pronto!

Não há contraindicações à ingestão de água com limão
Mito. Apesar de todos os benefícios dessa fruta, água com limão não faz bem a pessoas que têm doenças como esofagite e outras sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter queixas gástricas, dor de cabeça e alterações na pele.

Água com limão emagrece: Então, como tomar água com limão? Apesar do senso comum que a água com limão sozinha é capaz de emagrecer, a bebida não tem esse poder. Porém, ela tem vários benefícios para o corpo. O ideal é consumir um limão espremido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente.

O limão tem propriedades antibacterianas e antifúngicas graças ao limoneno, tornando-o eficiente no combate a doenças como candidíase, gripe, resfriados e algumas outras infecções bacterianas como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

A nutricionista Adriana Stavro recomenda a ingestão de 200 ml de suco de limão puro por dia para garantir a quantidade recomendada de vitamina C para adultos. Como é difícil medir essa quantidade ao se chupar limão, ele pode ser espremido e diluído em 250 a 350 ml de água, sem a adição de açúcar.

Água é um excelente desintoxicante natural
Ao espremer um limão, você acrescenta uma ótima fonte de vitamina C que auxilia quem está resfriado a dormir melhor.

Conclusão. A água com limão é uma bebida refrescante e saudável que pode ser consumida a qualquer hora do dia, inclusive à noite. Se você quer aproveitar todos os benefícios do limão, mas tem dúvidas sobre como incluí-lo na sua dieta, experimente começar o dia com um copo de água com limão em jejum.

3 meses

A água com limão começa a fazer efeito depois de 1 a 3 meses se você tomá-la diariamente, segundo Bianca. “Eu costumo indicar ¼ do limão espremido com água ou colocar algumas rodelas de limão, esperar um pouquinho e beber.” A nutricionista não aconselha adoçar.

Como usar a água com limão para emagrecer
Uma das maneiras de usar a água de limão para ajudar a emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação. Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial.

Faz mal tomar água com limão em jejum? Não. O consumo da água com limão em jejum pode ser feito contanto que seja sempre em pequenas doses. O excesso dessa ingestão pode ser maléfico para o estômago por conta das propriedades ácidas da fruta.

Assim como o suco de laranja, o suco de limão é rico em vitamina C e tudo o que ela tem de bom. Por isso, pode também ser um suco para eliminar a gordura do fígado, mas mais importante, impedir que ela se acumule.

Limão tahiti
Essa variedade é que apresenta maior teor de ácido ascórbico (Vitamina C) e por isso poderia ser a mais indicada para a gripe. O limão tahiti é muito usado para o preparo de bebidas e sobremesas, como sorvetes, tortas e bolos.

“O ácido cítrico do limão é em torno de 5 a 7% e, quando livre, ao ser ingerido é oxidado e se comporta como um “alcalinizante”. Ou seja, é um neutralizante da acidez interna, estabilizando o pH do sangue”, explica a nutricionista Jessica Ferreira, especialista em nutrição esportiva e doenças cardiovasculares.