Quando devo procurar um médico homeopata?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 8 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Quando devo procurar um médico homeopata? Se estamos tratando a homeopatia como um modo terapêutico que auxilia o tratamento clínico convencional, a busca por um médico homeopata deve ocorrer com a necessidade pessoal de amenizar os sintomas da doença ou até em “agilizar” o processo de cura da doença.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.

O uso da homeopatia para ansiedade é uma alternativa terapêutica para todo tipo de público.

Aliás, classicamente, as mulheres são apresentadas como o principal perfil de pacientes adeptos à homeopatia. “São elas que se ocupam da saúde da família. As pessoas identificam na homeopatia um tratamento menos agressivo, sem efeitos colaterais e que não cria dependência.

Quanto custa uma consulta com o homeopata? Com nossos parceiros, você agenda seu atendimento com um homeopata por apenas R$ 35.

Geralmente os medicamentos homeopáticos demoram um pouquinho mais que outros tipos de medicamentos para fazer efeito (de 15 a 20 dias), pois trabalham de forma sutil caso não observe resultados imediatos sugerimos continuar o tratamento por mais alguns dias, até o fim do frasco.

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.

A homeopatia auxilia o organismo a curar-se a si mesmo, não anular os sintomas. Os produtos procuram estimular as autodefesas, reforçando o sistema imunitário, da mesma forma, usando produtos de maior ação e mais diluídos, com menor toxicidade e sem efeitos secundários.

A homeopatia é fundamentada em 4 princípios: a lei do semelhante, a experimentação na pessoa sadia, as doses infinitesimais e o medicamento único.

A homeopatia é embasada em quatro pilares básicos: Lei dos Semelhantes; Experimentação em homem são e sensível; Doses infinitesimais; e Medicamento único.

Passiflora. Junto do estresse e da depressão, a ansiedade é um dos transtornos emocionais mais conhecidos da atualidade. A passiflora é extraída da flor do maracujá e tem efeitos muito interessantes, agindo em sintomas como insônia e falta de concentração.

Ao contrário da homeopatia, que dilui a matéria-prima do remédio, a fitoterapia usa a substância in natura de plantas como aloe vera, ginseng e valeriana, entre outras tantas, transformando-as em em tinturas, cápsulas, pomadas ou emplastros.

Óleo essencial de Mandarina: é ansiolítico, ou seja, tem forte ação sedativa nas tensões emocionais. Óleo essencial de Laranja Doce: é calmante, diminui o estresse, elimina o medo do desconhecido, promove a harmonia e é ansiolítico.

Qual o principal diferencial da homeopatia? A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas opostas: alopatia e homeopatia. Enquanto a homeopatia é embasada na cura pelo semelhante, a alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças e sintomas com medicamentos que produzem efeitos contrários.