Quando devo procurar um médico de intestino?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Dor abdominal frequente e cólicas intestinais. Sangramentos anais. Dificuldade para evacuar. Diarreia frequente.

Além das dores, são indicativos da síndrome do intestino irritável: alterações na frequência ou consistência nas fezes, com diarreia (pelo menos três evacuações por dia) ou constipação intestinal (menos de três evacuações por semana), ao longo de, pelo menos, três meses.

A especialidade Proctologia ou Procto, também conhecida como coloproctologia, cuida de pacientes acometidos por doenças do intestino grosso e delgado, do reto e do ânus, sejam benignas ou malignas.

Com base nessas respostas, o médico vai realizar o exame físico, tudo com consentimento do paciente, onde irá analisar o abdômen, o ânus e o períneo (região entre o ânus e a genitália). Outros exames ou testes podem ser solicitados, como colonoscopia, anuscopia, rectosigmoidoscopia.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Sintomas da SII
As exacerbações ocorrem quase sempre quando a pessoa está acordada e raramente despertam uma pessoa de seu sono. Os sintomas da síndrome do intestino irritável incluem dor abdominal. Dores abdominais graves que surgem rapidamente, porém, quase sempre indicam um problema significativo.

A dor na síndrome do intestino irritável
A dor anal no momento da evacuação está mais associada ao quadro de constipação devido à dificuldade em eliminar o material fecal ressecado (ou endurecido). Nesses pacientes, a trombose hemorroidária também pode estar presente.

Por outro lado, quando o intestino trabalha muito lentamente, comum na SII, as fezes ficam em contato por muito tempo com as paredes intestinais, favorecendo uma maior absorção de água, deixando-as endurecidas e secas, características da constipação intestinal.

Com o paciente deitado de lado ou com os joelhos apoiados na maca, inicia-se a INSPEÇÃO ANAL. Neste momento o proctologista vai olhar e palpar toda a região do períneo em busca de anormalidades. Também é solicitado para que o paciente faça força e assim é avaliado se há exteriorização de alguma estrutura do ânus.

A diferença entre Gastroenterologia e Proctologia
O proctologista tem uma abordagem mais cirúrgica, enquanto o gastroenterologista tem uma abordagem mais clínica, além de visar o tratamento de glândulas anexas, como o pâncreas e o fígado.

A colonoscopia é um exame conhecido principalmente por conseguir identificar e visualizar lesões na parede intestinal. O exame de colonoscopia trata-se de um procedimento de imagem, onde é possível avaliar o interior de todo intestino grosso até o final do intestino delgado.

Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente.

Agende sua consulta com coloproctologia por apenas R$ 130,00 reais.

Dor e/ou ardência: é de fato um sintoma muito comum. Ocorre principalmente durante e/ou depois da evacuação. Inchaço e/ou nódulos: é comum que apareçam pequenas saliências que se assemelham a nódulos e que podem aumentar ou sumir com o tempo. O inchaço na região também é, de fato, muito comum.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.