Quando devo procurar um estomatologista?

Perguntado por: uourique . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

O paciente deve consultar o estomatologista sempre que apresentar qualquer alteração do padrão de normalidade bucal, seja sob a forma de alteração de cor, feridas que não cicatrizam, aumento de volume tecidual e dor, entre outras.

Mercado de trabalho e áreas de atuação
O mercado de trabalho para o estomatologista tem se expandido, com a presença desses profissionais em hospitais, centros de referência e em clínicas oncológicas. Mas o estomatologista pode atuar em serviços públicos e privados, sem necessariamente ficar restrito ao consultório.

O primeiro passo é concluir a sua graduação em odontologia. Depois, você deve buscar uma pós-graduação na área de estomatologia, que pode ser em instituições particulares ou públicas. As instituições indicadas pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobe) são: São Leopoldo Mandic (Rio de Janeiro)

Pacientes do SUS terão acesso a estomatologia.

otorrinolaringologista

Porém, quando o problema é recorrente, é necessário procurar um especialista. “Se a pessoa já se certificou, em visita ao dentista, que os dentes e a higiene bucal estão em ordem, é preciso continuar a investigação, que pode ser feita com um otorrinolaringologista”, diz a doutora.

As aftas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais também podem ser resultado das aftas.

A afta é uma feridinha amarelada ou esbranquiçada bastante incômoda, que aparece em nossa boca, mas que se cura sem deixar marcas em poucos dias. Porém, em alguns casos, essa lesão tende a persistir na mucosa, o que pode ser um sinal de enfermidade grave, tal como um tumor maligno.

Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até o estresse emocional podem contribuir para o surgimento das aftas. É importante lembrar que as aftas NÃO são causadas pelos vírus herpes.

Consiste em remover um pequeno fragmento de tecido vivo do corpo (pele, mucosa da boca, etc.) e, posteriormente, examiná-lo ao microscópio (exame histopatológico). É indicada para ajudar esclarecer o diagnóstico de diversas doenças e, não apenas o câncer. É feita rapidamente, sem dor, sob anestesia local.

O preço do exame biópsia custa o valor de A partir de R$ 330.

Ao descrever as lesões devemos nos atentar a alguns parâmetros como: número, coloração, superfície, contorno, implantação, consistência, tamanho e localização. Além disso, é importante descrever a lesão fudamental (abaixo). Em tempo: uma imagem vale mais que mil palavras!

O especialista em Estomatologista possui uma atuação bastante clínica. Ou seja, pode atender em consultório particular, trabalhar em âmbito hospitalar e ainda lecionar. Por outro lado a Patologia é a especialidade que estuda das doenças.

A Estomatologia é uma especialidade da odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilomandibular.

Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter:
sinais e sintomas associados (dor, parestesia de lábios ou língua); 3. se mancha ou placa branca, é removível à raspagem (sim ou não); 4. tratamento realizado para lesão oral (medicamento utilizado com posologia e resposta ao mesmo); 5.

A porta de entrada para o acesso aos serviços de saúde bucal deve ser a Unidade de Saúde da Família/Unidade Básica de Saúde. Os interessados podem encontrar as unidades que prestam os serviços de odontologia no aplicativo ConecteSUS. O cidadão precisa realizar cadastro, fazer login e acessar a opção “Rede de Saúde”.

O Projeto de Lei 5265/19 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames, atendimento clínico e cirurgias de implante dentário em pessoas parcialmente dentadas ou com ausência total de dentes.

Procedimento. O Halimeter mede o ar expelido pela boca e narinas e acusa a presença de compostos sulfurados voláteis, os tipos e as quantidades, indicando o grau da halitose. Além dessa medição, o paciente deve responder a um questionário que investiga possíveis causas e o tempo que convive com o problema.

Um desses exames diagnósticos é denominado Cromatografia Gasosa do Hálito, leva poucos minutos e tem resultado bastante confiável. O teste é realizado com uso de um aparelho que, a partir de um simples bafejar, constata a presença dos gases responsáveis pelo odor caracterizado como Halitose.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.