Quando devo procurar o CAPS?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

CAPS I: atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam sofrimento mental grave e persistente, incluindo aquele decorrente do uso nocivo e dependência de álcool e outras drogas. CAPS II: atende pessoas maiores de 18 anos que apresentam sofrimento mental grave e persistente.

Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica. Caso tenha possibilidade de ser reabilitado profissionalmente é encaminhado para a SeRP.

Geralmente, os pacientes são encaminhados aos Centros por hospitais, postos de saúde, escolas ou até mesmo pelo poder judiciário, mas isso não impede que uma pessoa busque atendimento direto nos CAPS.

É um serviço público de saúde que atende pessoas a partir de 18 anos que apresentem sofrimento psíquico intenso decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. Funciona 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

O tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem perspectiva do modelo de saúde ampliada, abandonando a visão de saúde como ausência de doença, na qual a atenção à saúde se voltava para um modelo biomédico, ou curativista, ou positivista.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.

§ 1º A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno do CAPS AD III fica limitada a 14 (catorze) dias, no período de 30 (trinta) dias. § 2º Caso seja necessária permanência no acolhimento noturno por período superior a 14 (catorze) dias, o usuário será encaminhado a uma Unidade de Acolhimento.

Neste CAPS I, o procedimento de receber e escutar o sujeito que vem encaminhado de outro serviço de saúde é chamado de Triagem.

Dados fornecidos por estudo realizado pela Universidade de Harvard indicam que, das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

O acolhimento na UA será definido exclusivamente pela equipe do CAPS de referência que será responsável pela elaboração do Projeto Terapêutico Singular do usuário, considerando a hierarquização do cuidado, priorizando a atenção em serviços comunitários de saúde.

O primeiro atendimento serve para obter um diagnóstico do quadro clínico do paciente, que permanece em acompanhamento caso necessite de tratamento. Na unidade o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, acolhimento, terapia em grupo e fornecimento de medicamentos.

Atender e acompanhar pacientes portadores de enfermidades inerentes à especialidade, dentro dos padrões exigidos; prescrever tratamento; participar de programas voltados para a saúde pública; realizar observações em clínicas psiquiátricas e elaborar laudo psiquiátrico correspondentes, com diagnóstico e indicação ...

O trabalho dos profissionais de psicologia no CAPS ad tem um papel importante na busca da prevenção e promoção em saúde, e no fortalecimento da autonomia dos indivíduos, por meio de ações que propiciem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O CAPS i II é direcionado para atender crianças e adolescentes. Já o CAPS ad II oferece atendimento para os pacientes com transtornos resultantes do uso e dependência de substâncias psicoativas. As populações acima de 200.000 habitantes contam com a regulamentação de um tipo específico de CAPS III, o CAPS ad III.

Como obter atendimento psicológico no CAPS do SUS? Você pode procurar e ir até uma unidade do CAPS mais próxima de você para solicitar o atendimento. Após passar pela triagem natural, você será encaminhado para um dos tratamentos disponíveis no local.

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

Unidade Básica de Saúde (UBS)
A UBS pode acompanhar casos leves de saúde mental, que contam com o suporte e supervisão das equipes dos CAPS para boa condução do acompanhamento. Todas as UBS funcionam em horário comercial e contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Tem como principal objetivo atender o indivíduo em seus problemas imediatos, informando e viabilizando seu acesso aos recursos existentes na instituição e fora dela; esse programa abrange também ações de aconselhamento, informação e plantão psicológico.

NAPS ou CAPS, nomes diferentes para um mesmo propósito e objetivos, ou seja, de fazer uma clínica voltada ao coletivo, à solidariedade, ao novo, com uma rotina, sempre a se refazer, disposta à mudança, à inovação, sempre que necessário e que se fizer importante.