Quando devo passar o Leave-in?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

O ideal é que o leave-in seja aplicado depois de lavar o cabelo, com os fios ainda úmidos. Se você também aproveitou a lavagem para aplicar uma máscara de tratamento, o produto pode ajudar a potencializar seus efeitos!

Após lavar os fios com shampoo e condicionador ou utilizar uma máscara de tratamento, aplique o produto ainda com o cabelo úmido. Não precisa enxaguar.

O leave-in deve ser usado após lavar e condicionar os cabelos, somente nas pontas. É indicado aplicar antes mesmo de desembaraçar os fios, pois além de ajudar a tirar os nós, pentear o cabelo com o produto ajuda a distribuir o leave-in para todo o cabelo.

Protetor térmico ou leave-in
O protetor térmico é o produto certo neste caso, e deve ser usado antes de haver um contato do cabelo com qualquer fonte de calor, como chapinha, babyliss ou secador. Alguns produtos (inclusive alguns leave-in) são feitos com a função extra de proteção térmica.

Se for fazer escova, babyliss ou chapinha, esse é o momento! Não deixe para aplicar o leave-in depois de qualquer um desses processos – aplicando antes, o efeito será muito mais satisfatório, uma vez que os componentes do produto reagem com o calor dos aparelhos.

Creme para pentear e leave-in podem, sim, ser usados juntos.

O creme para pentear, como é vendido nas farmácias e perfumarias, é aquele que auxilia a desembaraçar os fios, utilizado geralmente nos cabelos úmidos, pós-banho. Já o leave-in promete disciplinar as madeixas, mas pode ser reaplicado algumas vezes ao dia, como uma forma de tratamento.

O leave-in é usado no comprimento e pontas do cabelo e pode ter funções variadas, como hidratar, reduzir o frizz ou mesmo proteger contra as ferramentas como o secador e a chapinha. Ele costuma ter ação instantânea, mas também pode continuar agindo ao longo das horas, intensificando o tratamento.

Quais são os benefícios do leave-in? Proteção, brilho e muito mais! O especialista explica: “Ele fecha a cutícula, protege do sol, do calor do secador, ajuda no pentear, dá brilho, diminui o frizz e reduz as pontas duplas. Durante os meses de verão, o leave-in é extremamente importante por conta da proteção UV.

Mas atenção: use o produto apenas se ele for formulado para fazer o uso noturno! Isso porque caso você deixe um leave-in que não foi produzido para isso agir no seu cabelo durante a noite, o resultado pode ser prejudicial aos seus fios. Por isso, procure na embalagem do produto se ele pode ser aplicado durante a noite.

O leave-in é um produto sem enxágue, feito especialmente para “ficar” no cabelo. Ele deve ser aplicado nos fios após o processo da lavagem e não substitui de forma alguma o uso do condicionador.

Para manter os fios sempre bem cuidados, após a lavagem com shampoo, alterne entre o condicionador e a máscara. Escolha a máscara de acordo com as necessidades dos seus cabelos. Existem opções para fios coloridos, ressecados, com escova progressiva e por aí vai…

Use loção corporal como leave-in
Em caso de falta de grana para comprar um, use hidratante corporal, sobretudo os ricos em silicone. A loção é capaz de domar as madeixas, principalmente as crespas, sendo um ótimo substituto do leave-in.

O leave-in como protetor térmico
É ideal para ser usado no cabelo úmido, antes de secar os fios com o secador ou usar a chapinha – e ajuda no controle do frizz!

O que é o leave-in para cabelos
Leave-in, em inglês, significa “deixa ficar” e ele veio para facilitar sua rotina. São produtos sem enxágue e aplicados nos fios após a lavagem ou nos fios secos, e é aquela fórmula coringa, já que todo cabelo – sem exceção – se beneficia de um!