Quando devo me preocupar com oxímetro?

Perguntado por: azaganelli9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O nível de oxigenação considerado preocupante para o médico seria abaixo de 94%, já para o médico Carlos Carvalho no podcast citado, o sinal vermelho para a leitura do oxímetro estaria abaixo de 91% e acima disso o paciente estaria no que ele chamou de sinal amarelo, estando em nível normal entre 97 e 100%.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

O nível de oxigenação considerado preocupante para o médico seria abaixo de 94%, já para o médico Carlos Carvalho no podcast citado, o sinal vermelho para a leitura do oxímetro estaria abaixo de 91% e acima disso o paciente estaria no que ele chamou de sinal amarelo, estando em nível normal entre 97 e 100%.

Por que a saturação baixa? A saturação baixa acontece quando o oxigênio não consegue chegar até os alvéolos pulmonares para fazer a troca gasosa. Dessa forma, não há uma troca gasosa efetiva entre oxigênio e o dióxido de carbono.

Tanto em casos agudos como crônicos, um sinal importante é a cianose, que é a coloração arroxeada/azulada das mucosas visualizada principalmente nos lábios e nas pontas dos dedos.

Um dos sintomas mais comuns de falta de oxigênio no sangue é a falta de ar. Outros sintomas incluem dor de cabeça, tontura, respiração rápida, ansiedade e batimento cardíaco lento, mesmo em pessoas que são muito saudáveis. A pele, lábios e unhas também podem ficar azulados.

Em idosos, uma saturação de 90 a 92% é aceitável.

Pratique exercícios de respiração
Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade. Você pode fazer este exercício: deve respirar profundamente com o diafragma (elevando a barriga) - pode fazer deitado e, expirar lentamente.

Ligue o aparelho e posicione-o na ponta do dedo indicador ou dedo médio de qualquer das mãos, por cerca de 1 minuto. O aparelho funciona melhor quando não há esmalte nas unhas e com a mão em temperatura corporal normal. O nível ideal de saturação, em geral, é entre 95% e 100%.

Valores normais de saturação
Já para pessoas com historial de doenças respiratórias, como DPOC ou asma, a saturação de oxigênio pode variar entre 88 e 95%.

O aparelho oxímetro é colocado em um dos dedos, onde o visor mostra uma porcentagem que vai de 0 a 100%. Os valores normais de oximetria estão entre 95 e 100%.

Ela explica que durante esse período de bloqueio das vias aéreas acontece uma queda da saturação no organismo. “Essa oscilação pode ser breve ou de maneira um pouco mais prolongada. Pode variar de poucas até muitas vezes durante o sono. Isso traz consequências,” afirma.

Esta discrepância indica que uma frequência respiratória normal em pacientes com COVID-19 pode mascarar um estado de hipóxia (a chamada “hipóxia silenciosa”), com o artigo concluindo que a oximetria de pulso pré-hospitalar pode ser usada como “bandeira vermelha” para detectar tais situações.

Esses incluem: parar de fumar; evitar o fumo passivo em lugares onde outras pessoas fumam; manter uma dieta saudável com muitas frutas e vegetais; fazer exercícios regularmente. O exercício regular pode melhorar os níveis de saturação de oxigênio de forma sistêmica.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC), apneia do sono, dentre outros.

Todos os órgãos requerem oxigênio para o seu metabolismo, porém o cérebro e o coração são particularmente sensíveis à sua falta. A escassez de oxigênio no organismo é denominada hipóxia.

O que determina a gravidade de uma falta de ar é a sua frequência. Ter dificuldades para respirar mesmo parado ou em situações normais não é um bom sinal. A falta de ar constante deve ser investigada e devidamente tratada.