Quando devo me preocupar com o sono do bebê?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Quando não respeitamos os sinais de sono do bebê (bocejar, esfregar os olhos, cabelos ou orelhas, perda do interesse no ambiente, olhar parado), ou os forçamos a ficar acordados além de suas necessidades, eles ficam exaustos, chorosos, mal-humorados.

A ausência de um padrão nos horários do sono se deve ao fato de os bebês, até o terceiro mês de vida, não produzirem a melatonina — o hormônio que regula o sono —, conforme explica a neurocirurgiã pediátrica Amanda López. "Essa desregulação é normal e esperada.

Apesar de ser um problema comum, não é normal o bebê estar com sono e não dormir, pois dormir é uma necessidade fisiológica, qualquer ser vivo precisa dormir para recuperar as energias, ter disposição para as atividades diárias e se desenvolver.

Autistas, em particular, tendem a ter o sono mais agitado e inquieto, pois muitos têm estereotipias como balançar o corpo, rolar, entre outras. Fale com seu médico sobre a possibilidade de algum medicamento ajudar a aliviar esses sinais durante o sono.

Outra dica recomendada por pediatras é deitar a criança, dobrar seus joelhinhos e levá-los à barriga, fazendo uma pequena pressão. Outra sugestão para diminuir a sensação de refluxo do bebê agitado para dormir é aumentar a cabeceira do berço.

Diminua a intensidade das luzes e o barulho no mesmo horário diariamente, para que o organismo entenda que está chegando a hora do sono do bebê. Nessa hora você pode recorrer à rede de berço para bebê da MOOUI para começar a deixá-lo relaxado!

Mais uma forma de fazer a criança perceber que está no horário de dormir é desenvolver um ritual noturno. Ainda acordado, você pode dar um banho relaxante, contar histórias ou cantar canções, antes de colocá-lo no berço. O objetivo é acalmar e relaxar o bebê para que ele perceba nesse ritual o que virá em seguida.

Crise dos 12 meses
Essa é a fase onde a criança começa a dar os primeiros passos e, por isso, tem vontade de descobrir o mundo e ser mais independente. No entanto, ela continua sendo dependente e precisando muito dos pais. A crise acontece justamente por isso.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

O que fazer quando o bebê não dorme?

  1. 1) Colo. Colocar o bebê no colo e balançá-lo levemente até que o sono chegue é um método clássico e que funciona.
  2. 2) Canção de ninar. ...
  3. 3) Contar histórias. ...
  4. 4) Iluminação. ...
  5. 5) Estabelecer uma rotina.

Primeiramente, o bebê com 2 meses já é mais ativo que o recém-nascido. Porém, ele ainda interage pouco e é normal dormir mais de 15 horas por dia (somando todos os cochilos do dia, mesmo picadinhos, dão um grande volume).

Os transtornos comportamentais que ocorrem durante o início do sono ou despertar são denominados parassonias. O diagnóstico desses distúrbios do sono é clínico, e confirmado através do histórico do paciente e do exame físico.

Problemas na comunicação: um dos sinais que pode indicar que a criança tem autismo é ter problemas em se comunicar com outras pessoas, como não conseguir falar corretamente, dar uso indevido às palavras ou não saber se expressar utilizando palavras.

SINAIS DE AUTISMO

  • – Não reagir a sons: Um dos sinais é a não reatividade do bebê a sons ou estímulos auditivos. ...
  • – Não emite sons: ...
  • – Ausência de expressões faciais. ...
  • – Recusar beijos e abraços. ...
  • – Não responder quando é chamado.

Movimentos repetitivos, incluindo as estereotipias; Repetição das mesmas palavras; Uso inadequado e repetitivo dos brinquedos; Reações inadequadas a sons, cheiros, sabores ou texturas.

Quando a pressão do sono aumenta nos bebês ocorre a pressão homeostática, deixando o bebê chatinho, choroso. O bebê está exausto, mas não dorme. Esse efeito se dá, porque a falta de sono acarreta a liberação do hormônio cortisol, relacionado ao estresse.

Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, o que pode acontecer devido ao aumento de estímulos durante a noite, ficando mais despertos, ou acontecer como consequência de situações de saúde, como cólicas e refluxo, por exemplo.

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes? Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo.

Porque o bebê dorme no colo e acorda no berço? O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.