Quando devo me preocupar com o resultado do Papanicolau?

Perguntado por: srocha6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Resultado: Se o seu exame acusou: negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.

Esses são os exames mais indicados para o diagnóstico de HPV nas mulheres, fazendo parte do check-up anual feminina. No papanicolau é colhida uma pequena amostra das células do colo do útero. Depois, o material passa pela colposcopia, em que é colocado um contraste cuja reação pode indicar a presença do vírus.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Não pense que esse exame vai captar toda e qualquer doença sexualmente transmissível. Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  1. Sangramento vaginal anormal.
  2. Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  3. Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  4. Sangramento após a menopausa.
  5. Sangramento após a relação sexual.
  6. Dor durante a relação sexual.
  7. Dor na região pélvica.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Olá! No exame citológico vaginal, o esperado é encontrarmos os 3 tipos de epitélio (escamoso, glandular e metaplásico). Isso quer dizer que o exame foi colhido de maneira correta e a análise será satisfatória.

Significa que : 1)Que não foi detectada nenhuma célula maligna ou seja que seu exame preventivo não detectou nenhum risco no atual momento para câncer de colo uterino. 2)Que sua microbiota vaginal está normal e que não foi detectado pelo método nenhuma bactéria , fungos ou vírus .

É caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos, ou, ainda, químicos como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular.

As manchas brancas que aparecem no exame do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem.

As amostras de algumas mulheres também podem mostrar alterações celulares reativas, que é a forma como as células cervicais aparecem quando existe infecção ou outra inflamação. Isso significa que as células que revestem o colo do útero ou a vagina apresentam alterações que podem ser câncer ou pré-câncer.

Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.

A biópsia de colo do útero é um procedimento que é solicitado quando outro exame apresenta alguma alteração ou anormalidade, pois ela serve para analisar a fundo o que está acontecendo naquela região onde foram encontradas alterações, por isso é muito importante manter as consultas sempre em dia e prestar muita atenção ...

O fungo causador da candidíase pode ser encontrado no exame de Papanicolaou, no qual é feita a raspagem do canal vaginal e colo do útero para análise laboratorial. Encontrar o fungo no laudo não significa que a paciente tenha a candidíase.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.