Quando devo me preocupar com o corrimento?

Perguntado por: eviana3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Porém, se a quantidade de corrimento for além da roupa íntima, tiver uma cor diferente de branco, leitoso ou transparente, cheiro desagradável, ou causar coceira e ardor vaginal, é necessário procurar o ginecologista. O médico deverá fazer um exame ginecológico e verificar o pH vaginal e o teste de Whiff (do cheiro).

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

A mulher que tem um corrimento amarelo ou amarelo-esverdeado com odor forte (lembrando o cheiro de peixe) e ainda sente dor ao urinar, coceira e ardência na região, pode ter o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

CORRIMENTO VAGINAL DE COR ESCURA
O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.

3. Corrimento marrom ou com sangue. Um dos corrimentos mais perigosos, pois ele está intimamente ligado com uma IST, o corrimento marrom ou a presença de sangue no corrimento está geralmente associado a outros sintomas como dor e ardor ao urinar.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

As três principais causas de corrimento vaginal e que representam 95% dos casos são: vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e a tricomoníase.

  • Vaginose Bacteriana. ...
  • Candidíase Vulvovaginal. ...
  • Tricomoníase.

Caso a secreção vaginal apresente alguma mudança em sua consistência, coloração, volume ou odor, é necessário procurar um ginecologista para avaliar o quadro.

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença. Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal.

O corrimento é uma infecção, enquanto a secreção vaginal é produto da produção hormonal e suas variações durante o ciclo e, por fim, a lubrificação serve para diminuir a fricção no ato sexual”, afirma a ginecologista.

Um corrimento normal e saudável deve ter além da consistência mais líquida um cheiro leve e inofensivo. Assim, a cor, consistência e cheiro do seu corrimento podem ser um sinal de que tudo está saudável e normal, assim como também pode ser um dos principais sintomas de infecções vaginais que devem ser identificados.

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

A maioria das pessoas nunca saberá que têm HPV devido a que não apresentam sintomas e porque seus próprios sistemas imunológicos inativam o vírus.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Sinais e Sintomas do Câncer do Colo do Útero

  • Sangramento vaginal anormal.
  • Sangramento menstrual mais prolongado que o habitual.
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Sangramento após a relação sexual.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Dor na região pélvica.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.