Quando devo me preocupar com bolo na garganta?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

A sensação de bolo na garganta é caracterizada por um desconforto na garganta, que em alguns casos, pode causar dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, ocorre pela presença de pigarro na garganta, mas também pode ser por outros motivos mais pontuais. Sendo assim, é importante procurar um gastroenterologista.

Um deles consiste em fazer força para levantar o sininho da garganta, segurar e relaxar. Em outro exercício, tente colocar a língua no céu da boca e abra a boca, tentando manter a língua grudada no céu da boca; segure por cinco segundos e relaxe.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

Mas quais são os sintomas?

  • Sensação de "bolo" na garganta.
  • Irritação na garganta e no pulmão.
  • Tosse seca e dor no peito.

Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago (um tubo que desce pelo tórax na frente da coluna vertebral) e caem no estômago, situado no abdômen.

gastroenterologista

A sensação de bolo na garganta é caracterizada por um desconforto na garganta, que em alguns casos, pode causar dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, ocorre pela presença de pigarro na garganta, mas também pode ser por outros motivos mais pontuais. Sendo assim, é importante procurar um gastroenterologista.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Como o corpo libera hormônios descontroladamente, a exemplo do cortisol e da adrenalina, afeta o sistema imunológico e reduz as defesas do organismo. Por conta do estresse, podem surgir aftas, herpes labial, boca seca, cáries, gengivite e bruxismo.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

A ansiedade é um gatilho emocional que nos deixa alertas em situações de perigo ou quando necessitamos manter o foco e a concentração em algo de extrema importância. No entanto, quando há um excesso de ansiedade, o corpo responde de forma agressiva. Em muitos casos, essa resposta é o quadro de refluxo.

Assim, além da esofagite, existe a possibilidade de o refluxo gastroesofágico levar à formação de úlceras. Elas são feridas que se formam nas paredes do esôfago, da mesma forma como podem acontecer dentro do estômago.

Sensação de bolo na garganta ou de garganta fechando. Dificuldade para respirar. Ruído respiratório (estridor respiratório). Irritação (empolamento) da pele, inchaço de lábios, língua e pálpebras.

Os sintomas do edema de glote surgem minutos ou poucas horas após o contato com a substânciaà qual a pessoa é alérgica (alérgeno), provocando sensação de coceira, inchaço ou sensação de bolo na garganta, dificuldade para respirar, rouquidão repentina ou chiado na respiração, vômitos e forte dor abdominal, acompanhados ...

Os sintomas aparecem rapidamente e incluem febre alta, dor de garganta, dificuldade para engolir e respirar. A criança tende a salivar mais e a inclinar-se para frente, ao mesmo tempo que estende o pescoço para trás, numa tentativa de facilitar a respiração.