Quando devo me preocupar com a vista?

Perguntado por: ogonzaga8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

Os problemas de visão mais comuns são as doenças refrativas, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, e também a catarata e a conjuntivite. Para prevenir que qualquer um desses quadros se agrave, é importante consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

A dor de cabeça relacionada a problemas da visão é de intensidade leve a moderada, acomete a cabeça como um todo ou a área ao redor dos olhos. Ela ocorre por uso contínuo e intenso da visão, podendo significar também alterações de grau não corrigido.

Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível. Esta é uma causa frequente de cegueira em jovens: acidentes.

Embora pese bastante, o envelhecimento não é a única explicação para esse boom. A expansão de alguns problemas sistêmicos (pressão alta, diabetes…), maus hábitos (cigarro, sedentarismo…) e até o uso indiscriminado de remédios (inclusive colírios) têm lá sua parcela de culpa.

O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano.

Se você apresenta um quadro de dor nos olhos e visão embaçada, principalmente se ela for intensa e acompanhada de outros sinais e sintomas aqui descritos, é importante procurar um pronto-atendimento oftalmológico para realizar o seu diagnóstico.No IOC, você tem à disposição o IOC Agile, um pronto-atendimento localizado ...

Ela pode ocorrer devido a causas neurológicas ou oculares, como acidente vascular cerebral, oclusões vasculares retinianas, neurite óptica e descolamento de retina.

COMO É FEITA A PRIMEIRA CONSULTA COM O ESPECIALISTA?

  1. Qual a sua idade?
  2. Possui algum histórico de doenças como hipertensão, diabetes ou glaucoma? Ou alguém da família que tenha algumas dessas doenças?
  3. Tem algum tipo de problema de visão? Quais os sintomas?

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

Problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo podem causar tontura, especialmente quando a pessoa tenta se concentrar em objetos distantes ou próximos por muito tempo. O cansaço visual, resultante do uso prolongado de dispositivos eletrônicos, também pode levar à tontura.

Caso não seja tratado, quem vive com glaucoma pode começar a perder a visão periférica, ou seja, quando olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos distantes, mas não vê o que está nas laterais, como se o olho estivesse observando através de um tubo.

Segundo a Dra. Juliana Petroni, oftalmologista aqui na CM Martins, “a ansiedade pode, também, acometer a visão, pois acontece um espasmo do músculo ciliar, deixando difícil a gente encontrar o foco adequado. Isso gera erros refracionais como miopia e hipermetropia falseada”.

Sintomas da pressão intraocular elevada

  1. Redução da visão periférica.
  2. Dor intensa nos olhos.
  3. Dor de cabeça.
  4. Vermelhidão nos olhos.
  5. Dificuldades para enxergar.
  6. Náusea e vômito.
  7. Aumento de tamanho das pupilas.
  8. Visão turva e embaçada.

Dores de cabeça, sensação de vista cansada, visão turva, coceira e ardência, ressecamento dos olhos, também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de estresse, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.

No caso da falta de correção no grau dos óculos, a cefaleia geralmente é de leve intensidade e se situa na região frontal da cabeça (testa). “Processos inflamatórios intraoculares como a uveite, ou crises de aumento súbito da pressão intraocular (glaucoma agudo) podem gerar dores oculares e cefaleias.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.