Quando devo me preocupar com a tosse do meu filho?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Dificuldade para dormir; Chiado e outros ruídos ao tossir ou respirar; Aumento das crises durante a noite.

Se seu filho está com muita tosse e tem febre, calafrios e muita dificuldade para respirar, leve-o ao pediatra para investigar a causa, já que pode se tratar de doenças mais graves como a pneumonia.

Quando a tosse for produtiva e a secreção eliminada apresentar manchas de sangue, é sinal que há uma lesão grave, que pode estar ao longo das vias respiratórias ou mesmo nos pulmões.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Quando a tosse infantil é preocupante? A tosse em criança se torna algo alarmante quando: É persistente (ou seja, não apresenta sinais de melhora em alguns dias); É intermitente (vai e volta com uma certa frequência pelo período de algumas semanas ou meses);

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Os responsáveis devem ficar atentos para a evolução desses quadros, que pode se manifestar da seguinte forma:

  • Febre com duração maior de três dias, elevada e persistente;
  • Respiração rápida;
  • Queda do estado geral – a criança fica prostrada.

Entretanto, a melhor maneira de descobrir se é ou não uma tosse alérgica é procurando um alergologista. Desse modo, ele pode identificar a causa por meio de exames como Raios-X de tórax e dos seios da face, dosagem de anticorpos alérgicos no sangue (IgE total e IgE-RAST) e as provas de função pulmonar (espirometria).

Tosse excessiva pode causar rouquidão
“A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes. Em casos extremos, as consequências podem ser ainda piores.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias – tuberculose e câncer de pulmão. Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Faça gargarejos com água morna e sal
A temperatura levemente elevada ajuda a diminuir o incômodo da mucosa irritada e o sal tem propriedades anti-inflamatórias, basta tomar cuidado para não ingerir o líquido.

respiração curta ou dificultada; assovio no peito ao respirar; congestão nasal.

Para aliviar sintomas de tosse, tem-se aconselhado aos pais, com frequência, a utilização de remédios caseiros como fazer a criança inalar ar úmido (de um vaporizador de névoa fria ou em um banho quente) e beber mais líquidos.

Os principais sintomas da doença
A bronquiolite aguda inicia como um resfriado qualquer. Mas, com o passar dos dias o quadro se agrava, impactando cada vez mais as funções do pulmão.

Entre os sintomas que auxiliam na identificação da tosse alérgica, estão:

  1. tosse seca sem qualquer tipo de secreção;
  2. coceira na garganta.
  3. tosse que piora no período noturno;
  4. lacrimejamento do olho;
  5. coriza;
  6. espirros;
  7. tosse seca persistente;
  8. irritação nos olhos, nariz e boca.

Assim, é importante identificar os sintomas que acompanham a tosse. No caso de alergias, outros sinais são olhos lacrimejantes, espirros, chiado no peito e falta de ar. Além disso, a tosse alérgica é mais seca e não apresenta sintomas como febre, fadiga ou falta de apetite.