Quando devo me preocupar com a minha visão?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

Se você enxerga cada vez menos quando a luz está baixa, especialmente à noite, pode ser um sinal de problemas na visão, como um início de catarata. Uma boa dica é começar a reparar se você tem muita dificuldade em enxergar as estrelas ou se locomover em uma sala de cinema escura.

A chamada luz azul, que é emitida pelos celulares, emite uma radiação por fotoxididade, que são partículas que se acumulam na retina e a danificam, desgastando o globo ocular. A longo prazo, isso pode gerar problemas muitos graves, levando até à cegueira.

Cada pessoa que tem dificuldade de enxergar apresenta um tipo diferente e com grau específico. Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia são alguns dos mais comuns.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Conjuntivite;
  • Retinopatia diabética;
  • Degeneração macular relacionada à idade;
  • Erros de refração.

O exame de campo visual, também conhecido como campimetria, é, portanto, um meio do oftalmologista medir o quanto de visão o paciente possui em cada olho e quanto de visão pode ter sido perdida ao longo do tempo.

O músculo ciliar é muito importante para a visão, pois é ele que controla e acomoda o olho para que possamos ver os objetos, de diversas distâncias. Ele tem esse nome porque está próximo dos cílios. Com a alteração dessa musculatura, causada pelo estresse e ansiedade, a visão pode ficar embaçada.

A vista embaçada pode se dá devido algumas doenças preexistentes como glaucoma, catarata ou conjuntivite, por exemplo ou por um grau mal ajustado. Outras causas comuns incluem secura, choro, coceira e envelhecimento do olho.

O recomendável pelos médicos é que crianças de até 2 anos não tenham contato com nenhum tipo de tela digital. Ou seja: celulares, tablets ou até mesmo TVs. Após essa idade, 1 hora é o tempo máximo permitido para que uma criança fique na frente de uma tela. Ultrapassar o tempo recomendado pode causar problemas de visão.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

O glaucoma é uma doença silenciosa e a principal causa da perda irreversível da visão. Ela surge quando o nervo óptico passa a apresentar algum tipo de dano. A informação deixa de ser levada de forma correta entre o olho e o cérebro.

Catarata. A catarata é um dos problemas de visão que podem levar à cegueira se não for adequadamente tratada.

A Miopia faz parte do grupo de problemas de visão ligados ao refratário e está entre os mais comuns nas pessoas. Essa doença se caracteriza pela dificuldade para focar e enxergar objetos de longe.

Os médicos chegam a esse resultado dividindo os números: a visão é medida na distância de 20 pés, o que seria aproximadamente 6 metros. Por exemplo: Alguém com visão 20/20 é considerado com 100% de acuidade.

O astigmatismo é uma condição da visão causada por irregularidades na córnea ou no cristalino. Essas irregularidades fazem com que o olho tenha vários pontos focais e, portanto, a imagem que se forma na retina é borrada.

Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância. Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

O que acontece é que fatores como genética, idade ou acidentes afetam bastante a visão a ponto de produzir uma incapacidade de o olho distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos.