Quando devo me preocupar com a hemorroida?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Portanto, é importante consultar um médico para um diagnóstico correto. Se você tiver sintomas como sangramento retal, dor ou desconforto anal, ou mudanças no hábito intestinal, o médico provavelmente fará um exame físico para verificar sehemorroidas ou outros problemas na região anal.

A cirurgia para hemorroidas não é necessária em todos os casos. Pelo contrário, ela é feita em quadros graves, com sintomas recorrentes e intensos. Ela se torna uma opção mais adequada quando o prolapso das hemorroidas incomoda muito o paciente, ou seja, quando o tecido dessa região do ânus é externada com frequência.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Hemorroida tem cura! Independente do grau de evolução da inflamação das veias, é importante saber que hemorroida tem cura através de tratamentos viáveis.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Como é o diagnóstico do câncer colorretal?

  1. Imunoquímico fecal. O teste de imunoquímica fecal (FIT) é também chamado de teste imunoquímico de sangue oculto nas fezes (FOBT). ...
  2. DNA das fezes. Este teste analisa seções anômalas do DNA das células da região. ...
  3. Colonoscopia. ...
  4. Colonoscopia virtual. ...
  5. Sigmoidoscopia flexível.

Em geral, somente hemorroidas de grau 3 e 4 têm indicação para a cirurgia. Outros tratamentos menos invasivos mostram bons resultados, assim como mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação.

As hemorroidas de grau 4 são permanentemente visíveis na parte externa do ânus. Elas não podem mais ser empurradas para dentro do canal anal. Frequentemente, parte da membrana mucosa anal se projeta (prolapso anal).

O tratamento para a hemorroida é realizado com medicamentos anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e medicamentos corticoides, para reduzir a inflamação. Compressa fria, com bolsa de gelo, também é recomendada para reduzir a inflamação e aliviar a dor da hemorroida.

Tipos de hemorroida
1° Grau: Sem prolapso, ou seja, não se exteriorizam; 2° Grau: Há exteriorização, mas ocorre o retorno espontâneo da hemorroida; 3° Grau: Há exteriorização e é necessário o auxílio manual para retorno ao normal; 4° Grau: Há exteriorização e a hemorroida não retorna ao normal nem com auxílio manual.

Diarreia persistente; Sangramento anal ou nas fezes; Dor, ardência ou coceira no ânus ou reto; Histórico familiar de câncer intestinal ou retal.

“Entre as sugestões estão banhos de assento com água morna ou quente e uma dieta rica em fibras. Para o uso de medicamento para hemorroidas ou indicação de tratamentos mais invasivos, a consulta médica é indispensável”, afirma Valério.

Quando a cirurgia é necessária, existem diversas opções nestas doenças, desde a cirurgia mais clássica, em que no caso das hemorroidas e das fístulas perinanais se faz a sua remoção, até outras, menos invasivas, como o tratamento das hemorroidas por laqueação ou coagulação ou, mais recentemente, por cirurgia a laser.

A trombose hemorroidária externa é um nódulo doloroso na margem do ânus, de cor arroxeada, normalmente de início súbito e é popularmente conhecido como “crise de hemorroida”.

Antes de ir a uma consulta com o coloproctologista não é necessário se depilar. Porém, caso você se sinta à vontade, pode fazê-lo. A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes.

Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles. A pimenta deve ser usada com moderação – ela pode agravar a dor.

Sinais de alerta da hemorroida
Dor persistente; Inchaço e dor na nádega, principalmente se for de um lado só – pode ser sinal de abscesso; Impossibilidade de evacuar.