Quando devo fazer cirurgia de pálpebras?

Perguntado por: tbarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Indicação da cirurgia plástica nas pálpebras

  1. Mulheres acima de 30 anos;
  2. Pessoas com excesso de pele nas pálpebras;
  3. Pessoas com flacidez na região das pálpebras;
  4. Pessoas com bolsa de gordura abaixo das pálpebras;
  5. Pacientes com ptose (queda das pálpebras);

INDICAÇÕES PARA A BLEFAROPLASTIA
Excesso de pele nas pálpebras superiores; Excesso de pele nas pálpebras inferiores; Bolsas salientes nas pálpebras superior e inferior; Pálpebras caídas ou mal posicionadas devido a flacidez e redundância da pele (fazer o diagnóstico diferencial ou adicional de ptose palpebral)

Para realizar a Blefaroplastia é aconselhável apresentar acima de quarenta anos de idade. Mas também pode ser realizada em pacientes mais jovens sem problemas pois, sendo uma cirurgia plástica, estes critérios tornam-se uma escolha de cada um.

Embora a cirurgia de pálpebra não seja perigosa, a região dos olhos é delicada e é o “cartão de visitas” da face. Assim, os pacientes devem considerar apenas cirurgiões plásticos e oculoplásticos com certificado de especialista pelas Sociedades afins.

Dentre os problemas que podem surgir após a blefaroplastia, as complicações mais comuns são: ptose da pálpebra superior, lagoftalmia causada pela ressecção incorreta da pele, cicatrizes, anomalias da prega palpebral, retração, ectrópio etc(3-8).

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.

Mesmo sendo realizada em uma região sensível do corpo, a cirurgia é considerada simples e rápida, durando cerca de 90 minutos para ser realizada e utilizando apenas anestesia local como anestésico.

Indicada para remoção do excesso de pele e tratamento de rugas ao redor dos olhos, a versão não cirúrgica é realizada com aparelho aprovado pela Anvisa e ficou conhecida como Plasma Lift. A sessão é realizada com creme anestésico aplicado de 30 a 40 minutos antes do tratamento de plasma, que dura cerca de 15 minutos.

O procedimento não é indicada para pessoas que sofrem com blefaroespasmo, diabetes, casos de conjuntivite, doenças venéreas e alguma doença infecciosa no olho. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente por um cirurgião plástico competente, a fim de constatar a viabilidade ou não da blefaroplastia.

A blefaroplastia não corrige os “pés de galinha” nem as manchas acastanhadas nas pálpebras inferiores nem afeta a posição das sobrancelhas. Para esses fins ter-se-á de recorrer a outros procedimentos que poderão eventualmente associar-se à blefaroplastia.

Quando a blefaroplastia é indicada? A cirurgia é indicada para pacientes com flacidez de pele e/ou flacidez muscular avançada. algumas pessoas podem ter flacidez intensa mesmo sendo jovens, então pode ser indicada a partir dos 30 anos – que é quando inicia o processo de envelhecimento.

Blefaroplastia preço 2022
Na rede particular, o custo médio da blefaroplastia em 2022 está a partir de R$ 4.000,00. Porém, esse valor deve ser consultado junto a clínica especializada, após a avaliação médica.

O cirurgião oculoplástico é um médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas. Ou seja, ele é capaz de diagnosticar e tratar anormalidades dessas regiões dos olhos.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

Se a razão para o procedimento for puramente estética, não haverá cobertura. Contudo, se a pele em excesso estiver causando desconforto ou prejudicando a visão, o beneficiário pode conseguir recomendação médica para a blefaroplastia. Nesse caso, o convênio deverá cobrir a operação nas pálpebras.

Caso sejam operadas apenas as pálpebras superiores, a duração média da cirurgia é de 45 minutos. Caso sejam operadas as pálpebras superiores e inferiores, a duração média é de 90 a 120 minutos.

O médico que pode realizar a blefaroplastia é o oftalmologista especialista em cirurgia plástica. Essa especialidade é também chamada de “oculaplastia” e o médico de “oculoplasta”.