Quando devo dar o Colidis?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

O uso deve ser contínuo. Tenho excelente experiência com o Colidis! Ele pode ser iniciado logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido pra evitar a cólica, que pode ocorrer a partir da segunda semana de vida. Vale a pena usar.

O que é o Colidis Gotas? Colidis gotas é um suplemento probiótico da Aché que contribui para a melhora em casos de desconforto intestinal em bebês. Ele auxilia multiplicando os micro-organismos benéficos à flora intestinal, evitando a proliferação de bactérias nocivas.

Colidis tem efeitos colaterais? Não há indicação na bula do Colidis quanto a possíveis efeitos colaterais, apenas se pode encontrar a recomendação quanto a não fazer o uso acima da dose máxima diária (5 gotas) e não usar em caso de sensibilidade ou alergia à composição — a fim de evitar possíveis complicações.

Os estudos demonstram que, utilizando-se a dose recomendada (5 gotas ao dia) o efeito benéfico pode ser visto a partir do 7° dia de uso do probiótico. No entanto, resultados significativos no equilíbrio da flora intestinal e consequentemente resolução da cólica do lactante são demonstrados após 21 dias de uso continuo.

Colidis causa cólica, insônia e irritabilidade.

Observação: O produto não deve ser administrado direto a boca do bebê, e sim por meio de uma colher ou em leite/outros líquidos em temperatura ambiente ou frios.

Simeticona ou Dimeticona
Medicamento indicado principalmente para a diminuição das cólicas e dos gases intestinais do bebê, a Simeticona é um silicone antiespumante capaz de diminuir a tensão superficial das bolhas de ar do intestino. Esse processo ajuda a cessar os gases em produção.

Conforme vai crescendo, o número de evacuações vai reduzindo até chegar ao padrão evacuatório mais habitual. Além disso, os pais podem perceber também variações na coloração e até no odor durante as trocas de fraldas.

Confira alguns sintomas de cólica em recém-nascido:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Como tomar o suplemento probiótico Colidis Gotas?

  1. Agite bem antes de usar.
  2. Vire o produto em um ângulo de 45º.
  3. Segurando uma colher, aguarde as gotas caírem.
  4. Misture no leite ou em outro líquido em temperatura fria ou ambiente.

É possível administrar em uma colherzinha, pingando diretamente na boca, ou colocar as gotas em leite (ou fórmula infantil) à temperatura ambiente, nunca quente, pois o líquido aquecido pode matar essas bactérias que precisam ficar ativas dentro do intestino do bebê.

A posição para aliviar cólica de bebê mais recomendada é colocá-lo de bruços sobre o antebraço enquanto realiza movimentos circulares em suas costas¹. O seu antebraço irá realizar uma leve pressão na barriga da criança, ajudando a soltar os gases. E o carinho nas costas vai relaxá-lo¹.

Recomenda-se a utilização de 5 gotas ao dia de Colidis, não devendo exceder este limite.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

O colidis já foi comentado aqui e você pode encontrar no destaque “medicamentos”. Já o colic calm é um medicamento homeopático que contém nove ingredientes naturais, é aprovado pela FDA, que é o órgão pela fiscalização dos medicamentos produzidos nos EUA e pela Anvisa, aqui no Brasil.

A cólica em recém-nascido é comum até o terceiro mês, pois o seu sistema digestivo ainda está em desenvolvimento. As crises normalmente acontecem no fim do dia ou durante a noite e, além do choro, acabam atrapalhando o sono. Assim, o pequenino não consegue descansar e pode ficar ainda mais irritado.

A Simeticona pode ser utilizada em recém nascidos em seu formato de gotas, dessa forma, é preciso seguir as recomendações médicas.

Modo de usar
Portanto, por segurança e para eficácia desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.