Quando devo dar a minha cachorrinha a injeção de anticoncepcional?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações. após o cio ou 15º ao 20º dia após o parto.

Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele. Puxe o êmbolo para verificar se há presença de sangue.

Após a aplicação do produto, o retorno ao cio normal ocorre em média após 10 meses (podendo variar entre 5 e 22 meses). Entretanto, recomenda-se acasalar as fêmeas apenas depois do segundo cio normal após a aplicação do produto.

Aplicar 2-4 semanas após o cio ou 15-20 dias após o parto. Para controle permanente do estro em gatas, aplicar a cada 4 meses, principalmente na época do verão. Aplicar, durante o anestro, por via subcutânea de preferência em local pouco visível como: interior da coxa ou parte interna da dobra do flanco.

Sinestar é indicado para evitar ou anular o cio na cadela ou gata; falsa gestação em cadelas; hipersexualidade do macho; adenoma de glândulas perianais; hipertrofia prostática do cão; tumores estrógeno dependentes na cadela; dermatite miliar felina; granuloma eosinofílico em gatos.

A primeira vez de uma cadela no cio costuma ser entre os 6 meses e 1 ano de vida, mas pode depender da raça e do porte do animal. De forma geral, o primeiro cio costuma surgir: Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses. Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

Cada injeção que está sendo aplicada para que o tumores diminuam, custa em média R$ 180.

Como evitar a gestação em cadelas? Segundo a veterinária, a maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras é com a castração.

A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.

Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho. Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.