Quando devo aplicar a injeção anticoncepcional na cadela?

Perguntado por: iguedes5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea.

Aplicar, durante o anestro, por via subcutânea de preferência em local pouco visível como: interior da coxa ou parte interna da dobra do flanco. Para completa eficácia do produto, recomenda-se verificar com o Médico Veterinário a fase do ciclo em que se encontra o animal.

Outros possíveis efeitos colaterais, principalmente se utilizado como método contraceptivo rotineiro são: cistos uterinos e ovarianos, piometra (infecção uterina), queda de pelo no local da aplicação, havendo ainda relatos de hiperglicemia, diabetes e tumores mamários não fibroepiteliais”, elenca.

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Segundo o médico veterinário Luciano Frozza, os métodos contraceptivos mais utilizados são os injetáveis, a base de progestágenos, “mas para serem eficazes devem ser utilizados a cada seis meses para coibirem o cio”, explica.

A interrupção eletiva da gestação em cadelas, prática comum na clínica veterinária, é importante no controle populacional da espécie e pode ser realizada de forma cirúrgica ou medicamentosa. Para animais que não se pretenda utilizar para reprodução, a interrupção cirúrgica da gestação é considerada a melhor escolha.

O período do cio da cadela é um momento em que há grande alteração hormonal no corpo dela. Isto é, o período do cio gera muitas alterações de comportamento do organismo. Logo, vacinar a cadela neste momento não é indicado. Afinal, a vacina pode não ter o mesmo efeito que teria caso a cadela fosse vacinada fora do cio.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

Em geral nas Cadelas
Aplicar Anticion 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto. Intervalo de 5/6 meses entre as aplicações.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

6 meses

A primeira vez de uma cadela no cio costuma ser entre os 6 meses e 1 ano de vida, mas pode depender da raça e do porte do animal. De forma geral, o primeiro cio costuma surgir: Cadela pequena: entre os 6 e 12 meses. Cadela média e grande: entre 7 e 13 meses.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto.

Após a aplicação do produto, o retorno ao cio normal ocorre em média após 10 meses (podendo variar entre 5 e 22 meses).

Se for, não é recomendado. Este tipo de produto não deve ser utilizado no período de ciclo estral, fase pelo seu relato ela está nessa fase. Estas injeções podem causar muitos efeitos colaterais e quando aplicadas durante a fase de cio, os riscos são ainda maiores.

Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva. Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

nove dias

O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.