Quando devo abaixar o freio de mão?

Perguntado por: efurtado8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O freio de mão deve ser acionado apenas quando o carro estiver estacionado ou em alguma subido muito íngreme, no caso de transmissão manual. Ainda: o freio de estacionamento deve ser solto apenas após o condutor entrar no veículo, antes de dar a partida, pisar no freio do motor e depois destravar o freio de mão.

Se você colocar o carro em movimento com o freio de mão acionado, você perde 2 pontos no exame prático.

video_content

N – NEUTRO: também é uma posição em que o carro não se movimenta, mesmo ligado e acelerando, porém as rodas NÃO ficam travadas. Se você colocar no N e a rua tiver alguma inclinação, o carro se movimentará, exigindo que sempre que você utilize o freio de pé ou de mão.

Mantenha o freio de mão puxado
O primeiro passo de como subir ladeira, até que você se acostume a utilizar o freio comum, é manter o freio de mão puxado até que o carro demonstre força para ir para a frente. Essa é uma dica essencial, especialmente para as ladeiras mais íngremes.

Sempre verifique o freio de mão
Quando entrar no carro, antes de dar a partida, pise no freio motor e destrave o de estacionamento. Quando chegar em algum lugar, antes mesmo de desligar o motor, puxe o freio de mão para o carro não andar. Essa verificação é simples e se torna automática após um tempo.

Desgaste excessivo
Lonas e pastilhas podem superaquecer e acabar bem antes do tempo, mas o pior: comprometerão a segurança. Com o sistema de freio desgastado antes do tempo, o carro corre um sério risco de se envolver em um acidente.

Bloqueio de saída
Isso força todo o freio traseiro do carro, que assim pode acabar quebrando com essa saída bloqueada. O fato é que gera um grande prejuízo e também aumenta as chances de não ter ninguém interessado na compra do carro posteriormente.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves. Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.

Adquira confiança e treine os pensamentos negativos
Evite ficar lendo sobre o exame e não fique perguntando as pessoas próximas a você se foi difícil. O que é mais fácil para alguns, pode ser muito difícil para outros. Portanto, treine seus pensamentos para que sejam positivos e confie no que aprendeu.

A principal função do freio de estacionamento, ou o popular “freio de mão” , é travar as duas rodas traseiras quando o carro está estacionado, garantindo dessa maneira que ele não saia do lugar. O sistema é formado por um cabo de aço que, quando acionado, pressiona os freios traseiros contra as rodas.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Para sair com o carro corretamente
Mantenha o pé esquerdo na altura do ponto da embreagem e então solte devagar o pedal do freio. Com o carro já em movimento, acelere levemente enquanto solta o pé da embreagem para ganhar velocidade.

E tem mais, descer na banguela é ilegal. Rodar em ponto morto é proibido pelo artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.

Gostaria de saber se prejudica o câmbio automático deixar em Neutro nas descidas? Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os freios.

Sim, não tem embreagem, mas, por uma legislação nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo carro automático, você só pode dar no arranque se estiver com o pé no freio.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Em descidas, reduza a velocidade do veículo e opte por marchas mais lentas. Se for uma descida muito íngreme, coloque a segunda marcha (em casos mais extremos utilize a primeira) e pise no freio pausadamente, para não sobrecarregar o sistema.

Com o câmbio no D (drive) ou R (reverse), conforme a necessidade do motorista, solte o freio de mão, que pode ser a alavanca localizada entre os bancos, um pedal na parte esquerda ou um botão no painel, dependendo do modelo do carro. O próximo passo é tirar o pé do freio e acelerar levemente.