Quando devemos usar a palavra mais?

Perguntado por: mguterres3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Embora seja uma palavra para expressar “em maior quantidade”, “em maior número” ou “com maior intensidade”, a palavra “mais” é usada em diversos contextos. Em frases negativas, por exemplo, pode expressar a ideia de interrupção ou de limite.

Uso correto de "Mais"
Também de acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra "mais" é um advérbio que "designa aumento, grandeza, superioridade ou comparação". Por isso, é utilizado quando se quer passar a ideia de maior intensidade, quantidade ou número.

Mormente, principalmente; além de que.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

1 sobre, acima de, mais do que, preferencialmente a, preferentemente a. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Acima: 2 para além, acima, superior, para além de, superior a, além de.

advérbio de intensidade

Mais é um advérbio de intensidade e sempre será utilizado em oposição à palavra menos.

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo.

Este termo é utilizado por Freire (2010) como vocação ontológica do ser humano, ou seja, significa para o professor e aluno, a necessidade de potencializar a amorosidade enquanto prática educacional.

O mesmo que dizer sobre algo além daquilo que está em voga ou que foi posto. Exemplo de uso da palavra Algo a mais: "Pior sensação e querer ter algo a mais com alguém mas saber que não vai rolar mesmo."

1. Por mais que. Trata-se de uma conjunção subordinativa adverbial concessiva, porque traz uma oração que expressa uma ideia contrária à da principal, sem impedir sua realização. Eu vou parar de falar com ele, por mais que isso seja doloroso.

É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal.

Aproximadamente. Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.

1 aproximadamente, cerca de, por volta de, perto de, em torno de, por alto, grosso modo, sensivelmente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Indica não totalidade: 2 algo, um pouco, um tanto, um bocado, parcialmente, moderadamente, relativamente, quase.