Quando deve ser utilizado o sistema defensivo 5x1 no handebol?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Quando a equipe adversária tem um jogador muito habilidoso, que pode desequilibrar o jogo, pode-se designar um jogador para fazer uma marcação individual nesse jogador, e o resto da equipe fica posicionada para a marcação em zona à frente da linha da área de gol.

Marcação por Zona: É o tipo de sistema defensivo mais utilizado no Handebol, nesse sistema cada jogador tem a responsabilidade de fazer a marcação em determinada zona da quadra de Handebol.

O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.

Conforme previsto pela escala 5×1, após cinco dias trabalhados, o colaborador tem direito a 1 dia de folga. A cada semana de trabalho, esse dia é reduzido em um. Em termos práticos, se o funcionário folgou no domingo nesta semana, isso implica que na semana que vem, sua folga será no sábado, e assim sucessivamente.

O alto grau de especialização é a principal característica deste sistema, o que proporciona à equipe uma estrutura mais veloz e precisa no desenrolar do jogo, além de um maior sincronismo nas jogadas ofensivas (MILISTETD et al., 2009).

O modelo de formação tática clássica 4-3-3 é caracterizado pela presença de três homens naturalmente das posições de ataque e, por este motivo, este é considerado o sistema tático mais ofensivo dos sistemas atuais.

No handebol e na maioria dos esportes coletivos, há basicamente dois sistemas: de defesa e de ataque.

Na defensiva, os jogadores saem pouco da área e limitam-se aos bloqueios de longa distância. Na ofensiva, os pontas esquerdo e direito saem até a linha dos nove metros e atacam o adversário.

2 SISTEMAS DEFENSIVOS DO HANDEBOL
Para Simões (2002), os sistemas defensivos podem ser divididos em três categorias: a marcação individual, os sistemas de defesa por zona (1x5, 3x3, 3x2x1, 4x2, 5x1 e 6x0) e os sistemas de defesa combinado (5+1 e 4+2).

Os posicionamentos táticos dentro do handebol podem assumir a seguinte forma: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô. Confira quais são as características de cada uma das posições dos jogadores no handebol a seguir!

Muitos treinadores de futebol acreditam que o primeiro passo para alcançar o gol (objetivo do jogo) é ter uma consistência defensiva. Para isso, eles adotam formações e sistemas de organização táticos para que os atletas defendam bem a meta e consigam contra-atacar ou manter a posse de bola.

O objetivo central de uma tática defensiva consiste na diminuição dos espaços sem que nenhum adversário consiga se infiltrar no seu sistema, bem como bloquear as ações ofensivas de modo que a outra equipe seja forçada ao erro após tentar executar qualquer jogada de cunho ofensivo.

Sistemas de ataque
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.

Obs: A maioria das equipes que joga no sistema de ataque 5X1 tem na sua primeira passagem do rodízio, o levantador na posição 1, um ponteiro na 2, um central na 3, o oposto na 4, outro ponteiro na 5 e o mais um central na 6.