Quando deve ser solicitado um exame de angiografia?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

É importante ressaltar que a angiografia, em geral, é solicitada quando os outros exames menos invasivos não foram suficientes para a elucidação diagnóstica.
...
Portanto, pode ser realizado nas seguintes situações:

  • Malformações vasculares do pulmão;
  • Aneurisma das artérias pulmonares;
  • Embolia pulmonar;
  • Tumores no pulmão.

Apesar da semelhança, os procedimentos de cateterismo e angioplastia tem objetivos diferentes. Enquanto um atua no diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial do coração, o outro tem a função de tratar a obstrução de artérias que conduzem o fluxo sanguíneo.

Angiografia é um exame que utiliza raios X para visualizar e analisar possíveis alterações relacionadas aos vasos sanguíneos. Tem como objetivo diagnosticar doenças como aneurismas e estenoses. Ela pode ser feita em muitas partes do corpo humano.

Contraindicação da angiotomografia
De forma geral, a angiotomografia não é recomendada para pessoas que tenham alergia ao contraste iodado e também a gestantes. Contraste é uma substância que aumenta a clareza das imagens registradas em exames por imagem, como radiografias simples e tomografias.

A angiografia é realizada, de um modo geral, em ambiente hospitalar mas não requer internamento embora, em alguns casos, seja recomendável passar uma noite no hospital. O procedimento demora entre 30 minutos a 2 horas e é realizado sob anestesia local ou sedação.

Enquanto a angiografia tradicional usa um aparelho de raio X, que produz apenas algumas radiografias, a angiotomografia gera centenas de cortes das estruturas anatômicas, a partir de ângulos diversos. Isso possível graças ao tubo presente nos tomógrafos modernos, que é capaz de girar 360 graus ao redor do paciente.

Fases da Angiografia Fluoresceínica
Tipicamente inicia-se 10 segundos após a injeção do corante em jovens e 12- 15 segundos em idosos. A fluorescência inicial denomina-se flush coroideu, seguido de um enchimento coroideu patchy ou “desigual” e pelo preenchimento da artéria cilioretinana caso ela exista.

Causas: O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso. A alta hospitalar costuma acontecer em um ou dois dias, mas isso depende da condição clínica de cada paciente e da avaliação do médico.

Angiografia. Na angiografia costuma-se usar o contraste iodado, pois ele permite uma melhor visualização do interior dos vasos sanguíneos, viabilizando identificar a presença de aneurismas ou arteriosclerose.

A angioplastia não é definitiva. O alto nível de colesterol na corrente sanguínea pode levar o paciente a desenvolver aterosclerose novamente. “O paciente submetido à uma angioplastia deve adotar hábitos mais saudáveis para evitar que novos entupimentos nas artérias ocorram.

A taxa de complicações de uma angiografia cerebral é de 8,4%, distribuídas em : complicações permanentes: 0,9 % (a pior sendo o derrame cerebral); complicações transitórias: 2,6% ; complicações locais (inchaço por hematoma na região da virilha e raramente infecção) : 4,9%.

Comumente o procedimento é realizado por cirurgião vascular, porém algumas outras especialidades também podem realizá-lo, como o radiologia intervencionista.

A arteriografia, também conhecida por angiografia, é um meio de diagnóstico que permite observar a circulação de sangue e os vasos sanguíneos de uma determinada região do organismo, para que se possam identificar possíveis alterações ou lesões, que estejam a causar determinado sintomas.

Assim como a angiotomografia, a angiorressonância também faz imagens de artérias e veias, mas de um método diferente: é utilizado o aparelho de ressonância magnética que, diferente do primeiro, não emite radiação no corpo do paciente.

Cateterismo: é um exame invasivo, com introdução de um cateter nas veias e artérias, a fim de identificar obstruções nas artérias coronárias. É um exame muito utilizado para diagnóstico e tratamento de problemas vasculares e cardíacos.

Qual exame detecta trombose? Para diagnosticar esta condição, o médico irá solicitar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. A ressonância magnética é o exame mais específico, pois permite a visualização do vaso trombosado, mesmo que não haja hemorragia concomitante.