Quando deve ser feito o balanceamento?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 24 de maio de 2023
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Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.

quando devo balancear as rodas? Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.

Infelizmente, os efeitos da falta desta manutenção vão muito além do simples desconforto gerado pela trepidação. A falta de uma rodagem adequada leva ao desgaste prematuro de várias peças que, além de custarem caro, ainda podem se quebrar e causar acidentes graves.

Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.

Trepidação do volante e carro puxando para um dos lados é sinal de que precisa de alinhamento e balanceamento.

Assim, por causa dessa oscilação do conjunto pneu/roda, o motorista pode sentir no carro desbalanceado uma trepidação no volante, se for falta de balanceamento das rodas dianteiras, ou uma trepidação na carroceria, caso falte balanceamento nas rodas traseiras.

O motivo é que o centro de gravidade do carro se deslocou para o eixo traseiro, e as rodas dianteiras perdem atrito com o piso. A solução para isso pode ser simples: subir a rampa de marcha a ré, pois aí o centro de gravidade vai se deslocar para o eixo onde estão as rodas que tracionam o carro.

Rodar por muito tempo com um carro desalinhado pode fazer com que os pneus apresentem um maior desgaste e, principalmente, de maneira desigual. Afinal, isso faz com que o automóvel se esforce mais para um lado do que para o outro. Com o passar do tempo, reduz a vida útil da borracha.

O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.

A sobrecarga, as condições (nivelamento) das estradas e acidentes podem prejudicar esta especificação de fábrica, além de comprometer a dirigibilidade do veículo e o desgaste dos pneus. Por isso, as fabricantes de automóveis recomendam a verificação da cambagem junto com uma revisão completa a cada 10.000 km rodados.

Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.

Contudo, no caso da troca dos pneus, é recomendado refazer os processos. Um alinhamento ou balanceamento incorretos podem aumentar o desgaste dos pneus e forçar uma troca antecipada dos compostos. Por outro lado, a cambagem, que é o ajuste da inclinação das rodas, nem sempre é necessária, mas deve ser verificada.

Em geral, a razão para isso é um rolamento de roda desgastado dentro do conjunto do cubo. Na maioria das vezes, esse sintoma será notado por um profissional ao girar as rodas durante o serviço de manutenção de freios, rodizio de pneus ou mesmo numa troca de óleo em que o veículo está suspenso.

A vibração do volante pode aparecer quando o sistema de freio é acionado. E se isso acontece é devido a falta de alinhamento entre o disco e as pastilhas. Pode ser também, a falta de aperto nos componentes do freio, como pinça, pastilha e disco.

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço.

Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.

Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.

O fato de o carro estar desalinhado e puxando para a direita ou puxando para a esquerda nem sempre significa um problema de alinhamento, de geometria da direção. Outros motivos podem provocar este problema. Por exemplo, a pressão do pneu dianteiro esquerdo estar inferior à do direito pode “puxar” o carro para um lado.

Esse procedimento consiste em equilibrar o conjunto do pneu e das rodas, de modo que o veículo fique alinhado perfeitamente para rodar. O balanceamento é feito usando contrapesos, ou seja, pequenas peças que auxiliam na hora de equiparar a massa total dos eixos e lados do conjunto das rodas.