Quando deve ser feita a calibragem dos pneus?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 30 de abril de 2023
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15 dias

Diferente do que muitos imaginam, saber de quanto em quanto tempo é preciso fazer a calibragem é bem simples. Em geral, o ideal é que você faça o processo a cada 15 dias, em condições normais de uso. Em algumas condições específicas, a frequência para calibrar os pneus pode mudar um pouco.

quatro horas

De acordo com a maioria dos fabricantes de pneus, para esfriar totalmente são necessárias cerca de quatro horas até ficar em temperatura ambiente. Caso você esteja muito longe de um posto e os pneus estão quentes, ao calibrar adicione 3 libras a mais do número usado regularmente para garantir a pressão correta.

Para encontrar a informação que indica a calibragem, consulte o manual do carro. Com ele em mãos, encontre o capítulo que fala sobre os pneus e lá estará o número da calibragem. Caso você não tenha mais o manual do carro disponível, a informação pode ser encontrada em outros lugares do veículo.

Suspensão na berlinda
Ele explica que, com a calibragem inadequada, o atrito dos pneus no solo se altera. "Quanto maior o atrito, maior o esforço dos componentes da suspensão", salienta. Como exemplo, o executivo cita que "se os pneus estiverem murchos, vão aumentar a força de arrasto."

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha. Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

A causa mais comum para os pneus estarem murchando rapidamente é a existência de alguma perfuração pequena acidental, causada por prego, caco de vidro ou qualquer outro objeto pontiagudo ou cortante. Isso pode gerar a diminuição de cerca de 3 libras de pressão diariamente.

Tente calibrar os pneus quando ainda estiverem frios
Pneus quentes podem aumentar a calibragem em torno de 10 libras. Isso significa que encher os pneus logo após rodar diversos quilômetros com o carro pode estourar a borracha. O ideal é esperar que os pneus esfriem e não rodar mais do que 3 km antes de calibrar.

Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.

Na hora de calibrar, os pneus devem estar frios!
No caso de precisar fazer a calibragem com os pneus já quentes, coloque cerca de 3-4 libras a mais para garantir a pressão necessária, pois os pneus quentes já estão com uma pressão interna circulando.

É só programar a calibragem correta no aparelho e inserir sua mangueira na válvula do pneu. O que o calibrador faz é medir se a pressão que vem do pneu é a mesma programada. Se for, ele fará um sinal sonoro para indicar que está tudo certo. Se for maior, então ele deixará sair um pouco de ar até equalizar.

Este é um detalhe muito significativo, pois, segundo o Detran, a alta pressão do pneu é o principal motivo que leva ao estouro. Afinal, o excesso de pressão fica acumulado e o escapamento natural de ar pode demorar a ocorrer, precisando o excesso escapar por algum lugar.

Rodar com pneus murchos é a primeira condição para ter como resultado um desgaste prematuro e irregular. Já dissemos que a falta de pressão distorce a aderência com o solo. Só que, além do risco de acidentes, essa também é a condição perfeita para acelerar o desgaste das bordas externas (ou ombros) do pneu.

O que causa desgaste irregular dos pneus é a ausência de rodízio. Porém, não é o único motivo! Além dele, a suspensão desregulada, falhas no sistema de travagem e a calibragem baixa, também podem causar esse dano à banda de rodagem. O desgaste irregular é o mais comum nas frotas e um dos que você mais deve evitar.

É muito importante que os motoristas tenham atenção especial quanto à calibragem de pneus. Além de ser fundamental para a segurança, a prática também contribui para manutenção da performance do veículo, assim como para a economia de combustível.

Mas, isso é um erro que prejudica o pneu, podendo até estourá-lo. Isso se dá por eles estarem quentes. A calibragem deve ocorrer no momento que eles estiverem frios. O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento.

Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.

O código que eles mostram em seus perfis são as letras M+S ao lado de um desenho de uma montanha com um símbolo de um floco de neve em seu interior. Os profissionais os chamam de «alpinos». Estes pneus não são para todos os climas, na verdade, são especificamente recomendados para os meses de frio.

o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

O motivo de se colocar os pneus em melhores condições na traseira do carro é que quando o pneu traseiro estoura, a traseira do carro fica rabeando cada vez mais até a total perde de controle. Quanto melhor for a condição dos pneus traseiros menor a chance de estouro.

Por que calibrar pneu? Quando rodamos com os pneus murchos, o motor precisa fazer mais força para movimentar o veículo e, consequentemente, gastará em torno de 20% a mais de combustível. Além disso, a baixa ou a alta calibragem causa uma distância de frenagem superior em relação ao veículo da frente.