Quando deve encaminhar ao fonoaudiólogo?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Dentre os pacientes que devem ser encaminhados para o fonoaudiólogo estão os que apresentam respiração oral, hábitos orais deletérios, oncologia de cabeça e pescoço, alterações de tônus, mobilidade e sensibilidade, frênulo lingual alterado, disfunção temporomandibular, apnéia obstrutiva do sono, além das alterações de ...

Seu filho tem rouquidão constante
Esse pode ser um sintoma de uso inadequado da voz, como um esforço excessivo para pronunciar palavras. A rouquidão constante, além de, por vezes, inibir a criança, deixando-a mais tímida, pode ter consequências físicas, como problemas nas cordas vocais e no desenvolvimento da voz.

Encaminhamento médico é obrigatório para atendimentos de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia - Agros Previdência e Saúde.

E, aos 3 anos, constroem frases simples com cerca de três palavras. Segundo as fonoaudiólogas, o atraso na fala é considerado quando a criança atinge esses parâmetros, mas com lentidão.

O encaminhamento deve ser feito no impresso de referência e contrarreferência, com letra legível, identificação do profissional e da Unidade de Saúde. Atentar para o preenchimento de história e exame clínico detalhado, especificar motivo/justificativa do encaminhamento.

Exames disponíveis:

  • Audiometria Tonal e Vocal. A Audiometria Tonal e Vocal é um dos exames básicos para avaliação das diversos doenças relacionadas ao ouvido e função auditiva. ...
  • Audiometria Tonal Limiar Infantil. ...
  • Impedanciômetria. ...
  • Otoneurológico Completo.

Conheça os principais distúrbios da fala

  • Distúrbio da Motricidade Oral.
  • Atrasos de Aquisição de Linguagem.
  • Distúrbios da Leitura Oral e Escrita.
  • Distúrbios da Voz (Disfonias)
  • Gagueira.
  • Afasia e Disartria.

O tratamento já dura oito meses e é prestado pelo Serviço Especializado em Reabilitação (SER) administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV).

Além da linguagem oral, o fonoaudiólogo atua nas dificuldades da linguagem escrita, como nos casos de dislexia, além de auxiliar as crianças com problemas na voz, na respiração e dificuldades para engolir, mastigar ou sugar.

A avaliação pode ser indicada em vários casos, mediante as queixas e alterações da voz, fala, audição, motricidade oral, deglutição e linguagem.

Logo na sua primeira consulta, já espere por uma avaliação audiológica apropriada. Além do histórico médico, o fonoaudiólogo fará uma série de testes para saber mais sobre seu grau de perda auditiva, o quanto você compreende da fala e o quanto a perda de audição tem afetado sua qualidade de vida.

Avaliação e intervenção dos distúrbios de linguagem de ordem neurológica; Avaliação, intervenção e aprimoramento dos distúrbios de aprendizagem e dislexia, distúrbios de linguagem, desenvolvimento da audição, avaliação e acompanhamento de bebês de risco.

O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

Fonoaudiologia: 24 sessões por ano para pacientes que apresentassem uma de 11 condições listadas pela ANS, como dislexia, apneia de sono e outras; Psicologia: de 12 a 40 sessões por ano para pacientes com condições ou tratamentos listados pela ANS; Terapia Ocupacional: duas sessões por ano para condições específicas.

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Os atrasos na fala nem sempre representam sinal de preocupação, mas é importante avaliar se envolvem outras deficiências, auditivas ou cognitivas. É importante conhecer o desenvolvimento da linguagem infantil e seus marcos, mas sem esquecer que cada criança se desenvolve em seu próprio tempo.

Pontua que a sessão de fonoaudiologia em clínicas particulares custa, em média, R$ 100; na universidade o tratamento é 95% mais barato, já que é cobrado o valor simbólico de R$ 5 por sessão. Esse preço acessível é por conta do serviço ser ofertado em uma clínica-escola, onde a taxa é destinada para custos operacionais.

A apraxia da fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta a condição motora da fala, criando dificuldades na pronúncia de palavras, sílabas e sons.

Os tratamentos são feitos por meio de atividades com a língua, a boca e outros músculos faciais, assim como exercícios com sons e com a linguagem. Em caso de crianças, muitos jogos e brincadeiras podem ser utilizados.

A partir dos 3 anos

A partir dos 3 anos, geralmente, se torna possível a realização da audiometria convencional. Porém, depende da aceitação e entendimento da criança. É importante salientar que quando o exame é realiado em campo livre, as respostas são analisadas binauralmente, e pode demonstrar os limiares de apenas uma orelha.