Quando Deus manda Ezequiel mergulhar?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O profeta Ezequiel relata que o anjo o levou ao um ribeiro de águas. À medida que andava naquele rio de Deus, ele se aprofundava, ao ponto que não conseguir mais passar andando. Ele teve que mergulhar, porque as águas o cobriam.

Eu escolho todo dia mergulhar, porque eu não quero ficar apenas na superfície e, mesmo tendo medo de me afogar, sei que Aquele me conduz não deixará isso acontecer.

Ezequiel 47 relata a visão de Ezequiel de como fluirá água de sob o templo de Jerusalém em direção ao leste, aumentando cada vez mais até tornar-se um rio. O rio fluirá para o Mar Morto que “viverá” novamente com peixes e vegetação.

O mergulho alivia o estresse e as tensões, ajuda a melhorar a capacidade respiratória e tonifica os músculos. Ele ainda promove uma sensação de relaxamento ao corpo, graças ao balanço e à brisa do mar, fatores imprescindíveis para esse bem-estar.

Natação e mergulho: entenda a diferença!
No primeiro, você mantém o corpo na superfície, e no segunda, estará submerso. O mergulho é feito em um estado que se chama flutuação neutra, então você não afunda devido à pressão da água.

Do Latim MERGULIARE, de MERGULUS, diminutivo de MERGUS, “mergulhador, o que se atira na água”.

A orientação, portanto trazida pelo mensageiro, dizia que Naamã deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para que a pele fosse restaurada da lepra. Daí os 7 mergulhos de Naamã. Para quem conhece a palavra de Deus, sabe que para Ele não há impossíveis.

Ezequiel 47:1-12 descreve um rio maravilhoso que flui do templo para trazer vida e cura à terra. Esta visão revela o coração de Deus para um mundo quebrantado e testifica sobre o evangelho de Jesus.

Mergulhar significa ir bem fundo, ir além daquilo que se é palpável, visível e concreto. O ato de mergulhar para muitos é sinônimo de medo, insegurança, receio e dúvidas, enquanto que para outros, representa uma nova chance de recomeçar.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Profundidade é confiança
Aquele que confia em Deus sabe que no Senhor está o manancial de vida. (Sl 36:9). Este não desiste por qualquer coisa, nem se escandaliza por qualquer motivo.

Quando as águas, porém, no nível mais alto, se tornaram um rio, o Senhor não o fez passar. Por ter obedecido a Deus nas experiências anteriores, o primeiro impulso de Ezequiel foi atravessar o rio. Naquele momento percebeu que não podia atravessá-lo, a não ser a nado.

Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo. Uma figura de linguagem que mostra a condição de quem diz: a experiência de uma vida perdeu todo interesse e valor.

A água nos tornozelos significa os primeiros passos na vida cristã. Depois de aceitar Jesus e deixar Deus fluir no altar de seu coração é preciso iniciar a caminhada de fé. Este processo é a conversão.

Desta forma, se imediatamente a seguir a fazer mergulho for viajar de avião pode dar-se o caso de sofrer uma descompressão. Como a pressão atmosférica é menor, faz com que o nitrogénio forme bolhas nos tecidos, o que poderá obstruir a corrente sanguínea e desencadear graves sintomas no nosso corpo.

As únicas contraindicações para mergulhar estão relacionadas a fatores de saúde. Pessoas com problemas respiratórios mais sérios não podem participar. Além disso, mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos também são recomendadas a não praticar.

O mergulho requer alguns equipamentos específicos, como o cilindro de ar, roupas isolantes de neoprene para proteger de corais e temperatura, colete equilibrador, máscara, regulador, cinto de lastros e nadadeiras nos pés. Todo esse material traz a segurança necessária e garante a mobilidade do mergulhador.

Basicamente, existem três tipos de mergulho: o autônomo, que exige o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho; o livre, que é feito com aparelhos de respiração mais simples, como snorkel; e o profissional.

O mergulho é um excelente exercício físico. Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo, em especial por conta da resistência da água, que faz com que a atividade seja muito mais intensa do que aquelas realizadas fora dela. Ele também é muito bom para o aumento da força, flexibilidade e resistência física.

O recorde oficial de Mergulho Mais Profundo pertence a Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar. Foram 15 minutos para realizar a descida completa e cerca de 13 horas para retornar à superfície.