Quando Deus ficou em silêncio na Bíblia?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

ONDE ESTÁ DEUS QUANDO MAIS PRECISAMOS? O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto.

O salmista explica isso muito bem, quando diz que “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl 25.14). Talvez o silêncio de Deus seja, na verdade, uma surdez que você está vivendo. Ele está falando, mas você insiste em não escutar!

O que fazer quando Deus está em silêncio?

  1. 1- Não ignore o silêncio. ...
  2. 2- Confronte o pecado. ...
  3. 3- Volte para o que você sabe. ...
  4. 4- Faça uma decisão. ...
  5. 5- Confie mais. ...
  6. 6- Ouvir e observar de perto. ...
  7. 7- Prepare-se para receber. ...
  8. Temas Relacionado:

Que nosso coração não se cale diante das injustiças (Mt 5,1-12)

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?

Depois de Malaquias, tal como o profeta Amós tinha profetizado, o Senhor enviou “fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” (Amós 8:11).

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1. Postado em 26 de maio de 2013 às 15:33.

O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual. O bom cristão deveria cultivar o hábito de respirar fundo e mentalizar uma oração antes de expressar as suas reações.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

Mas quando é que Deus responde com “não” as nossas orações? Em primeiro lugar, Deus responde com “não” quando estamos em pecado. O Salmista diz no Salmos 66.18: “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria.” Deus não ouve aqueles que são desobedientes a Ele.

Silêncio absoluto não existe. Há sons acidentais, como os produzidos pelo vento, por aparelhos domésticos e os dos alertas das mensagens de notificação no celular e no computador. Há sons quase inaudíveis, como o do coração que pulsa e o do sangue que corre nas veias.

A primeira forma de praticar o silêncio é fugir de conversas frívolas, já que "no muito falar não faltará o pecado" (Pr 10, 19). Por isso, nunca fale simplesmente por falar. As mídias sociais de modo particular encorajam o desperdício de palavras.

A ausência de barulho, principalmente na hora de dormir, é uma das recomendações para alcançar um sono mais profundo e saudável. Porém, o silêncio provoca efeitos que vão além de momentos no dia a dia - as saúdes mental e física também podem ser impactadas de maneira positiva.

Purifiquemos os nossos ouvidos para escutar e ouvir a Deus e deixar que Ele fale a nós, porque, só podemos fazer aquilo que escutamos e falarmos do que ouvimos. Por isso, a purificação dos ouvidos é a graça que devemos buscar nesse tempo da graça, que é o tempo da Quaresma.

Sansão se foi, morreu entre os filisteus, sua desobediência nunca deve ser seguida. Quantos de nós recebemos unção de Deus e a deixamos passar por desobediência, por não dar ouvidos ás ordens divinas e de quem Deus coloca para cuidar de nós durante a vida.

O salmo 101 revela que Deus não abandona os que servem e seguem o seu caminho. Ele sabe tudo de nós e tudo sobre nós. O Senhor também ajuda a combater injustiças e maldades, para que nada atrapalhe o caminho de amor nas nossas vidas.

Quando o justo se cala o mal próspera. Para o triunfo dos maus , basta que os bons se calem.

28 E sabemos que atodas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

20 Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra. 20 Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.

1. Estado de quem se abstém ou pára de falar. 2. Cessação de som ou ruído.