Quando desligar o ESP?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O que deixa uma dúvida em vários motoristas: em que condições eu posso ou devo desligar o controle eletrônico de estabilidade? Só mesmo em situações muito especiais, como um profissional testando algum componente do carro, ou quando o automóvel está numa estrada com neve. Ou seja, a rigor, jamais desligar o ESP.

O ESP (Eletronic Stability Program) é mais um recurso tecnológico associado ao sistema de freio do seu veículo. O Programa Eletrônico de Estabilidade, como é chamado em português, atua otimizando a trajetória e dirigibilidade do veículo em situações atípicas.

Desligá-lo só em caso de superfícies cobertas de neve ou areia, ou para fazer drifting.

O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.

Os problemas de funcionamento do ESP dizem respeito geralmente a falhas em algum dos sensores. Se for este o caso, o ABS também deixará de funcionar e vai aparecer uma advertência no painel de instrumentos ou uma mensagem no computador de bordo.

Clique no botão Iniciar e, no menu Iniciar, clique em Ligar/Desligar. 2. No menu, coloque o cursor em Desligar ou sair, e em seguida, clique para selecionar a ação desejada (sair, suspender, desligar ou reiniciar).

Quando o usuário utiliza a opção "suspender", todos os programas e arquivos continuam exatamente da forma como foi deixado. No entanto, tenha em mente que esse modo costuma usar um pouco mais de eletricidade, ao contrário do "desligar".

A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM.

Se esta luz acender e permanecer acesa com o carro em movimento, há duas possibilidades: o sistema de controle eletrônico de estabilidade (geralmente denominado ESP) foi desligado ou sofreu alguma avaria, que o fará permanecer desativado até uma verificação.

A ação do controle de estabilidade acontece em frações de segundo! Por isso, o motorista nem consegue perceber quando ele age, mesmo quando continua pressionando o acelerador. A única ação diferente que ocorre com o veículo quando o sistema está funcionando, é a luz que acende no painel.

O ESP 360 E é um sensor de presença para iluminação, que acende e apaga as luzes ao detectar movimento, compatível com qualquer tipo de lâmpada.

ASR, da sigla em inglês “Anti Slip-Regulation”, corresponde ao controle de tração do veículo. Esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês “Traction Control System”, tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.

O ASR (Anti Slip-Regulation) também conhecido por TCS (Traction Control System) nada mais é do que o controle de tração do veículo, o qual tem a função de controlar o sistema para que não ocorra descontrole do carro por falta ou excesso de tração do carro.

A tecla off road existe para melhorar o desempenho do carro ao transitar em um terreno, fora de estrada, conhecido também por off road. Ela deverá ser acionada assim que o carro começar a transitar em uma estrada não pavimentada.

Com essa finalidade, podemos citar os sistemas ABS (Anti-lock Braking System), ASR (Anti Slip Regulation), ESP (Electronic Stability Program), AEB (Autonomous Emergency Braking), TVC (Torque Vectoring Control) e outros equipamentos que melhoram o controle do veículo.

Com o controle automático de descidas, por exemplo, o motorista não precisa pisar no acelerador nem no freio para manter uma velocidade constante em declives acentuados, basta apertar um botão no console – veja o vídeo.

para aprimorar a segurança e dirigibilidade, como o trio de salva-vidas eletrônicos formado pelo sistema antitravamento dos freios (ABS), controle eletrônico de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP) – este último passará a ser obrigatório para 100% dos veículos leves novos no Brasil em 2022.

Nesta sexta-feira, 03 de junho de 2022, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), faz 76 anos de fundação.

O ESP, tal como o conhecemos, foi introduzido pela primeira vez há 22 anos pela Mercedes-Benz. A história por detrás da sua invenção começou precisamente por um despiste. O ESP é considerado um dos maiores avanços em termos de segurança automóvel desde a introdução do cinto de segurança.

Quando o usuário opta por desligar a sua máquina, o Windows fecha todos os programas ativos e se encerra logo em seguida, cortando o funcionamento dos componentes do PC e o consumo de energia. Em desktops, é preciso usar essa função antes de virar a chave do filtro de linha ou do no break.

“Windows X, U e U” é o atalho que indica ao computador o comando de desligar; “Windows X, U e R” é a combinação de letras usadas para reiniciar a máquina; “Windows X, U e H” indica o comando em que o PC deve hibernar; “Windows X, U e S” irão ativar o modo dormir do seu computador.

Continuar lendo Como se chama a ESP?