Quando desconfiar de um câncer no estômago?

Perguntado por: uvieira5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Queimação e azia (chamados de sintomas dispépticos); Náuseas e vômitos; Sensação constante de estômago cheio (devido à redução do espaço do estômago decorrente da presença da massa tumoral);

Os sinais e sintomas deste carcinoma mais frequentes são: Dor abdominal – Ocorre em 60% dos pacientes. Queimação e azia, rotulados de sintomas dispépticos – São frequentes e semelhantes aos das úlceras benignas e das gastrites (queimação e azia).

Fique atento aos indícios do câncer de estômago
Como seus sintomas são inespecíficos, podem ser facilmente confundidos com os de gastrite ou úlcera. Logo, é preciso procurar um médico especializado assim que os sinais se tornam persistentes, para que seja realizada uma investigação mais precisa.

De toda forma, é importante que haja uma investigação profunda, já que tais sintomas também podem ser indicativos de outras doenças. Além disso, nos casos de câncer, durante o exame físico, o paciente sente dor no momento em que o estômago é palpado.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

O câncer de estômago é mais comum em homens do que em mulheres. Idade. Existe um aumento acentuado na incidência de câncer de estômago em pessoas com mais de 50 anos. A maioria das pessoas é diagnosticada entre os 60 e 80 anos.

Quando visualizado através do endoscópio, o câncer de estômago se assemelha a uma úlcera, uma massa em forma de cogumelo ou com saliências, pode ser difusa, plana, com áreas espessas denominadas linite plástica.

O principal exame para diagnosticar tumores malignos no estômago é a endoscopia digestiva alta, seguida de biópsia e exame anatomopatológico.

Gastrite pode ser um sinal ou fator de risco para o desenvolvimento de câncer? Depende. A maioria dos diagnósticos de gastrite não tem relação com o desenvolvimento de tumores, exceto a gastrite atrófica, que ocorre quando os anticorpos atacam o revestimento do estômago.

  1. vômitos com presença de sangue;
  2. sensação de queimação ou dor na parte localizada entre o umbigo e o esterno que costumam ocorrer quando o estômago está vazio;
  3. fezes com cor escura ou presença de sangue.
  4. sensação de inchaço depois da ingestão de conteúdos líquidos;
  5. fadiga;
  6. dor no peito;
  7. perda de peso.

Dificuldade para engolir, vômitos, por vezes, com sangue, assim como tosse e/ou rouquidão contínuas, entre outros problemas, podem ser sintomas do câncer de esôfago. Aliás, as chances de isso ocorrer aumentam, consideravelmente, quando existem fatores de risco associados à doença. É o caso do fumo, por exemplo.

Possíveis causas e fatores de risco de câncer de estômago
Consumo excessivo de sal; Tabagismo; Ingestão de água com alta concentração de nitrato; Lesões pré-cancerosas, como gastrite atrófica e metaplasia intestinal, e infecções pela bactéria H.

Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago.

Náusea, gases, sensação de “bola” no estômago, estômago pesado, dor, refluxo, vômito

Com tantas variáveis, fica a questão sobre quanto tempo o câncer de estômago demora para se manifestar. Pois bem: esse tipo de tumor se desenvolve de forma lenta e silenciosa, levando anos para gerar os primeiros sintomas.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Com o avanço da doença, podem surgir como principais sintomas do câncer no estômago:

  • Dificuldade de digestão;
  • Dores abdominais intensas;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Anemia;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Forte azia;
  • Fezes escurecidas, pastosas e/ou com sangue;
  • Náuseas e vômitos (com ou sem sangue).

Hemograma completo
Isso porque essa condição pode estar relacionada a um sangramento no estômago. Outra possibilidade é o exame de sangue oculto nas fezes. Com o diagnóstico da doença, o médico irá solicitar outros exames, como, por exemplo, bioquímica sanguínea.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.