Quando dar alta na TCC?

Perguntado por: oalvim . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Foco na alta: a TCC é uma terapia que tem começo, meio e fim. O foco do terapeuta é dar alta para o paciente assim que as questões levantadas na sessão inicial tenham sido resolvidas.

Por isso, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem duração média de 3 a 6 meses.

Foco na alta: a TCC é uma terapia que tem começo, meio e fim. O foco do terapeuta é dar alta para o paciente assim que as questões levantadas na sessão inicial tenham sido resolvidas.

Razões para mudar de terapeuta
Algumas dessas razões podem incluir uma incompatibilidade de personalidade, falta de treinamento na área em que você precisa de ajuda ou o estilo terapêutico, acrescenta o profissional.

Para tratar esse tema no encerramento da terapia, costuma ser positivo pedir para o paciente refletir sobre o que aprendeu ou, inclusive, escrever uma carta ao seu eu do passado: aquele que procurou a ajuda psicológica para enfrentar um problema que foi resolvido ou com o qual aprendeu a lidar.

Na prevenção de recaídas, um aspecto merece ser mencionado: evitar o encerramento prematuro quando houve alívio rápido dos sintomas após poucas sessões. Essa melhora precoce pode se dever a inúmeros fatores que não a ação dos componentes específicos da terapia cognitiva.

Fale com seu psicólogo e vocês podem identificar o que pode estar “bloqueando” o caminho e redirecionar seu tratamento. Muitas pessoas deixam a terapia para testar as coisas novas que aprenderam.

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Entre elas estão:

  • se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
  • tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
  • expor informações sigilosas do paciente;
  • praticar ou ser conivente com casos de violência;
  • utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
  • estabelecer vínculos com o paciente.

Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

2ª sessão. Da segunda sessão em diante, será possível dividir os encontros em três partes distintas: a inicial, a intermediária e a final. Nessas etapas, é interessante que o psicólogo saiba identificar um pensamento automático, avaliando se esse problema merece atenção redobrada, se ele é recorrente ou disfuncional.

A partir da segunda sessão, é possível dividir os encontros em três partes: inicial, intermediária e final. Nessas etapas, é necessário que o terapeuta saiba identificar um pensamento automático, avaliando se o problema merece atenção redobrada, se é recorrente ou disfuncional.

A abordagem psicológica é a linha teórica que o profissional utiliza para trabalhar junto com o paciente. A TCC é uma das abordagens psicológicas baseada em evidências. Espero ter ajudado. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem (Como se fosse um Método), é "Psicologia normal".

É através de uma investigação profunda da sua queixa (ansiedade, procrastinação, tristeza, baixa autoestima, dificuldade de concentração etc.) que o plano de tratamento será traçado.

A tríade cognitiva consiste em padrões cognitivos por meio dos quais os indivíduos pensam e interpretam os fatos em relação a si mesmos, aos outros/mundo e ao futuro. Em pacientes deprimidos, essa tríade se configura de maneira negativa.

Isso não é possível. Ao mesmo tempo, é preciso que o cliente e o psicólogo, estabeleçam um vinculo de qualidade e o cliente esteja inteiro no processo. Permita-se contar suas questões, confiar na psicologia técnico-científica, praticada por psicólogos,assim a chance de você se aprimorar e melhorar, será muito grande.

É possível sim. Tanto é que você faz. Existe A possibilidade de fazer com terapeutas diferentes ou várias vezes na semana com o mesmo.

Com a psicoterapia, você começa a ver claramente vários padrões em suas percepções, sentimentos e comportamentos, para entender suas origens e por que e como estão afetando sua vida no presente. É esse entendimento que é o começo da mudança.

O critério para terminar o tratamento é a "cura" ou é simplesmente sentir-se bem o suficiente para encerrar o assunto e conviver com os inevitáveis problemas e limitações que todos nós enfrentamos? O termo "cura", eu acho, é ilusório, até mesmo indesejável, porque sempre haverá problemas para solucionar.

No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.