Quando cu perdeu o acento?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A palavra cu, por ser um monossílabo terminado em “u”, não deve ser acentuada.

conforme reforma ortográfica, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente recebem acento.. Paroxítonas terminadas em ditongos orais (seguidos ou não de s) também são acentuadas.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

vôo, vôos, enjôo, enjôos, abençôo, perdôo; crêem, dêem, lêem, vêem, relêem, prevêem. Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Na língua portuguesa escrita, a acentuação é um dos elementos mais difíceis de serem memorizados. Porém, ao contrário do que se pensa, os acentos em nossa escrita não são tão complicados de serem aprendidos. A acentuação, na maioria das vezes, é feita para indicar a tonicidade de uma palavra escrita.

Móvel ou lugar para sentar-se.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

A palavra “árvore”é uma oxítona. Todas as oxítonas são acentuadas. Classifica-se como proparoxítona as palavras que possuem a penúltima sílaba como tônica.

Acento tônico
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

Contudo, com a vigência da Reforma Ortográfica, apenas a palavra ideia, sem acento, passou a ser considerada correta. Isso porque, segundo as novas regras, os ditongos abertos “ei” e “oi” nas palavras paroxítonas deixaram de ser acentuados.

No entanto, se o ditongo oi ocorre sem acento agudo nas condições já descritas, é porque é fechado: boi, foi, Estoi (topónimo) (pronunciam-se "bôi", "fôi", "Estôi").

O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.

O uso do acento circunflexo no Novo Acordo Ortográfico sofreu alterações: ele deve ser eliminado nos verbos terminados em -eem quando conjugados na 3ª pessoa do plural. Instituído em 2009, o Novo Acordo Ortográfico é um assunto muito discutido entre os falantes da língua portuguesa.

O erro na acentuação da palavra higiene ocorre porque erradamente é estabelecido um paralelismo com a palavra higiênico. A palavra higiene, contudo, contrariamente à palavra higiênico, é uma palavra paroxítona. Sendo formada por um hiato, tem a vogal e como sílaba tônica: hi-gi-E-ne.

Quanto a cor e flor, eram, de facto, grafadas com acento circunflexo num passado não muito distante1; mas, segundo o acordo ortográfico em vigor, actualmente não se deve usar o acento circunflexo nestas palavras. N. E.: Antes do Acordo Ortográfico de 1945, escrevia-se côr para distinguir de cor em «aprender de cor».

Este sinal chama-se Acento Circunflexo. Indica sempre que a vogal tem o som fechado. Ex:robô- vovô. O acento do Vovô e da Vovó (TÁRCIO COSTA) O vovô e a vovó, Não gostam de confusão.

Na língua portuguesa, existem três tipos de acento: acento agudo (´) acento grave (`) acento circunflexo (^)