Quando começou a depilação íntima?

Perguntado por: mmedeiros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os primeiros indícios da depilação são do Egito Antigo. Nessa época as mulheres usavam argila, sândalo e mel, dando origem à técnica de depilação com cera egípcia. De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.

Depilação começou a se tornar sinônimo de estar 'limpa'. A conotação negativa dos pelos corporais mostrou-se tão forte que as pessoas começaram a buscar o uso de novos métodos. Essa ideia de limpeza vem do nojo, vergonha e hostilidade que as mulheres foram 'treinadas' para sentir quando veem os pelos do corpo.

Na década de 1950, o foco foi também para as pernas. A depilação do pelo da perna já havia sido mencionada, mas não se tornou a norma até os anos 50. As saias mais curtas já eram comuns e, por isso, o cabelo deveria ser removido.

Depilar a virilha é importante para manter a região arejada e limpa, mas aquelas mulheres com a pele mais sensível acabam sofrendo com outros problemas ao remover os pelos: coceira, foliculite e outras lesões dermatológicas podem surgir após o uso de cera ou lâmina.

Os pelos pubianos surgem no momento de amadurecimento sexual da menina e têm a função de proteger a entrada da vagina contra a invasão de microrganismos. Além disso, protegem a região do atrito com as roupas e durante as relações sexuais.

Devido ao fato de trabalharem com sua imagem, as celebridades estão sempre passando por procedimentos estéticos. A depilação a laser é um deles, por oferecer um resultado mais eficaz e duradouro, o que é perfeito para quem tem a rotina corrida, mas precisa estar com a pele impecável para realizar seus trabalhos.

A limpeza era uma condição indispensável particularmente para os sacerdotes que atuavam nos âmbitos sagrados. Banhavam-se duas vezes ao dia e duas vezes à noite e a cada três dias depilavam o corpo inteiro.

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Hoje, temos acesso à cosméticos destinados à limpeza, nossos hábitos e conhecimentos a respeito da higiene são maiores, então essa ideia de que escolher não se depilar é sinônimo de algo sujo ou anti-higiênico é totalmente errada. Segundo a dermatologista Dra.

“Mas também temos que lembrar que os pelos têm algumas funções, como: criar uma barreira para evitar infecções por vírus e bactérias; manter os órgãos genitais a uma temperatura adequada; prevenir a irritação da área genital durante o ato sexual”, contrapõe o médico.

De acordo com relatos, a rainha do Egito, Cleópatra, banhava tiras de tecido ou de pele de animal em cera quente de abelha, para se depilar.

Sendo assim, a comercialização desse padrão começou com as vendas de serviço de depilação nas revistas femininas do Brasil, por volta de 1915. Com a chegada da minissaia, o ramo da depilação foi impulsionado, assim como a remoção dos pelos nas mais diversas áreas do corpo.

Afinal, como se depilar em casa sozinha?

  1. Escolha uma cera de qualidade. Escolher uma boa cera depilatória é o primeiro passo para obter sucesso no procedimento. ...
  2. Mantenha a temperatura adequada. ...
  3. Higienize a pele. ...
  4. Espalhe pouca quantidade de cera. ...
  5. Puxe a cera de modo correto. ...
  6. Utilize produtos pós-depilatórios.

Não está documentada a relação direta entre a ausência de pelos púbicos e um maior risco de infeções sexualmente transmissíveis. Depilar ou não a zona íntima é uma opção da mulher.

A depilação parcial foi escolhida por 31,89% das mulheres participantes e 31,38% dos homens. Já 2,65% das mulheres afirmaram ainda que preferem não realizar nenhum tipo de depilação, opinião também repassada por 4,26% dos homens.

Embora seja considerado normal nos dias de hoje, a depilação masculina (no corpo e nas partes íntimas) ainda está descobrindo os limites do bonito e do assustador - uma linha tênue que muitos homens cruzam cotidianamente.

Os pelos pubianos têm um propósito? Sim, os pelos pubianos têm um propósito. Acima de tudo, eles diminuem o atrito durante o sexo e previnem a transmissão de bactérias e outros patógenos.

“Os pelos pubianos são o que chamamos de terminais, naturalmente mais ásperos, e o uso de lâminas pode deixá-los ainda mais grossos”, conta Luiza Archer, dermatologista especialista em produtos naturais.

Como acabar com os pelos da virilha tem três alternativas no mercado: a fotodepilação, a eletrólise e o laser. Na fotodepilação os pelos voltam a crescer cerca de 6 meses depois. A eletrólise é um tratamento longo e doloroso. Já o laser pode entregar a depilação efetiva.