Quando começou a contagem do tempo?

Perguntado por: mgois . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Para os árabes, a contagem do tempo só começou após a Hégira. Ou seja, a contagem do tempo não só é diferente como ainda sofre mudanças ao longo tempo. Atualmente, em quase todos os países do mundo, a história da humanidade é datada a partir no nascimento de Jesus Cristo.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Data tradicionalmente entendida como dois mil e doze anos (mais ou menos) depois do que se acredita que Jesus Cristo tenha nascido. Porém se Jesus usou um calendário, não teria sido este que usamos. Nosso calendário é chamado de calendário Gregoriano e foi instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e, depois, em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Antes da invenção dos relógios, a medição de intervalos de tempo não era muito precisa. Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior.

Mas a mais famosa diz que é por causa dos egípcios e dos babilônios. O calendário da turma do faraó tinha 360 folhinhas. Eram 12 meses, com 30 dias cada um. E 360 dividido por 6 é igual a 60, número apreciado pelos babilônios, que, 2 mil anos antes de Cristo, inventaram o sistema sexagesimal.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

Seguindo o calendário cristão, quando queremos situar um acontecimento, usamos as siglas a.C. (antes de Cristo), para tudo o que ocorreu antes do nascimento de Jesus, e d.C. (depois de Cristo), para tudo o que ocorreu depois do nascimento de Jesus.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

"O resultado é que há duas opções: 7 de abril do ano 30, segundo o qual Cristo teria morrido com 36 anos, e 3 de abril de 33, no qual Cristo teria 39", assegura.

Conclusão é de que eles viveram entre 99 mil e 156 mil anos atrás.

Primeiras medições do tempo
Uma das primeiras formas de medir o tempo foi o relógio solar, no qual a sombra de um “poste” projetada sobre um plano indicava a hora do dia. Com o passar do dia e a movimentação do Sol, a sombra também se movia ao longo do plano de indicação mostrando o horário correspondente.

Os Sumérios (povo residente na mesopotâmia) chegaram a elaborar um calendário, que dividia o ano em 12 meses de 30 dias, sendo que os dias eram divididos em 12 períodos (que equivalem a duas horas), e dividiam cada um destes períodos em 30 partes (aproximadamente 4 minutos).

O mais antigo instrumento para marcar as horas foi o "Relógio de Sol", que foi inventado pelos babilônios e egípcios e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando uma sombra do Sol para indicar a hora.

Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas.

O motivo é simples: à época, o sistema de fracionamento não era desenvolvido.

Por exemplo, 120 minutos equivalem a 2 horas, porque 120/60=2.

A correspondência um a um, não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.

Resposta. O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade.