Quando começa o desenvolvimento da leitura e escrita?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Importante ressaltar que as pesquisas neurocientíficas indicam que o processo iniciado por uma criança de 6 anos de idade já apta às habilidades de leitura e escrita é concluído entre os 7 anos e meio e os 7 anos e 8 meses.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Veja abaixo os principais técnicas que auxiliam no processo de leitura.

  1. Ler com atenção. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.

Para o processo de aprendizagem de leitura, não basta apenas reconhecer as palavras e juntá-las, dando significado à palavra. Para que se consiga uma leitura sólida e prazerosa, é importante que a criança compreenda a função da leitura e, especialmente, o porquê de ela querer aprender.

No início da aprendizagem da leitura o reconhecimento da palavra dá-se por pista visual, seguida pela consciência alfabética. Depois, ocorre o reconhecimento da palavra por pista fonética; a seguir esse reconhecimento torna-se controlado e, finalmente, isto passa a ocorrer de modo praticamente automático.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O desenvolvimento da escrita está entre as atividades base nas escolas. Seu papel é transmitir informações e motivar o aprendizado. Nos primeiros anos de ensino-aprendizagem, é normal que os estudantes não escrevam corretamente. Contudo, eles precisam ser incentivados a não desistir.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

Esses diferentes níveis foram apresentados pelo grande intelectual americano Mortimer Adler em sua obra 'Como Ler Livros'. São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. PRIMEIRO NÍVEL.

O Ciclo de Leitura se caracteriza por uma série contínua de momentos voltados à promoção do livro e das leituras constituídas por ações de compartilhamento de fruição literária, diálogos e leituras de mundo, como meio de estímulo e fortalecimento do hábito da leitura.

A pré-leitura é a etapa anterior à leitura real. Observar uma ilustração e interpretar emoções, personagens, identificar conceitos de tempo, corporais e espaciais contribui para o desenvolvimento da capacidade de atenção das crianças.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Mostre quais são as vogais. As vogais são essenciais para qualquer palavra, por isso o próximo passo é apresentá-las para os pequenos. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Mostre a ordem da leitura. ...
  4. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  5. Dê o exemplo.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

Uma boa forma de desenvolver o hábito da leitura é lendo todos os dias, mas durante pouco tempo. A frequência diária pode fazer com que surja o gosto pela leitura. Primeiramente, no começo, é aconselhável que seja de 20 a 30 minutos. Conforme o aluno for tomando gosto, esse tempo pode ser aumentado.

Pensando na leitura como um processo que deve possibilitar a construção de significados, formulou-se atividades e estratégias a serem empregadas nos três momentos de leitura: o de pré-leitura, o de durante a leitura e o de pós-leitura.

Discuta com os alunos buscando a atenção deles para a idéia principal do texto, bem como seus desdobramentos. Tal estratégia encoraja os alunos a ler nas entrelinhas, deduzindo o sentido das expressões desconhecidas, e relacionar várias partes do texto; O professor deve ter como foco principal a compreensão.