Quando começa a sair uma gosma transparente na gravidez?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

Como identificar o tampão mucoso corretamente

  1. Forma: inteiro ou em pedaços;
  2. Textura: clara de ovo, gelatina firme, gelatina amolecida;
  3. Cor: transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada ou e alguns casos, em tons terrosos parecidos com o marrom.

Quanto tempo depois de sair o tampão o bebê nasce? Isso é bastante variável, mas em geral pode-se esperar o início do trabalho de parto entre 2 dias a duas semanas depois da saída do tampão mucoso.

O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina. Expulsar o tampão mucoso indica que o trabalho de parto está muito próximo.

Nesse momento, acontece uma baixa hormonal, que é a responsável pela expulsão da secreção gelatinosa e pegajosa. O tampão mucoso sai geralmente no final da gravidez, sendo considerado em muitos casos, um dos primeiros sintomas de que o trabalho de parto está perto.

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”.

A partir dessa semana, você pode começar a perder o seu tampão mucoso, uma secreção gelatinosa que funciona como uma rolha no colo do útero. Ele serve para proteger o útero de agentes externos, reduzindo os riscos de infecções que poderiam colocar a gravidez em risco.

Se você estiver no final da gravidez, existe a possibilidade também de esse “corrimento” notado por você ser o tampão mucoso. A saída dele pode ocorrer entre algumas semanas finais até poucos dias e horas antes do trabalho de parto.

O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.

Leve os dedos até o colo de útero.

  1. Algumas mulheres possuem o cérvix baixo, enquanto outras apresentam o órgão em uma posição elevada. ...
  2. Cuidadosamente, toque e sinta o órgão. ...
  3. O dedo poderá entrar facilmente no meio do colo de útero se ele já estiver dilatando.

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.

Gravidez
O aumento do corrimento transparente é muito comum durante a gravidez e esta é uma situação normal, e ocorre porque há um maior fluxo sanguíneo na região e os hormônios femininos que estão circulando na corrente sanguínea favorecem o seu aparecimento.

O corrimento branco na gravidez acontece normalmente devido às alterações hormonais típicas desse período, não sendo motivo de preocupação para a mulher. Além disso, é normal que à medida que o útero é pressionado de acordo com o desenvolvimento da gestação a mulher note maior volume de corrimento.

No entanto, é mais comum que a liberação seja feita entre 37 e 42 semanas da gestação. Também há casos mais raros em que o tampão mucoso sai somente durante o trabalho de parto, ou até mesmo apenas no nascimento do bebê.

O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para 'brincar' dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.

Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar.