Quando começa a inscrição do CEEJA 2022?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Estão abertas, de hoje (24) até o dia 4 de junho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. A avaliação é voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

Estará disponível, durante o período de 01-02-2022 a 15-02-2022 a Rematrícula de estudantes para o ano letivo de 2022.

18 anos

Os cursos para o ensino fundamental são oferecidos para que tem a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o ensino médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. As aulas são de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias.

A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC. Os participantes devem ter registro no Cadastro de Pessoas Física (CPF) emitido pela Receita Federal para realizar a inscrição.

Como funciona o CEEJA 2023? O CEEJA é uma escola estadual de educação que busca recuperar os estudos através do ensino supletivo. A idade mínima para se inscrever é de 15 anos para quem quer recuperar o ensino fundamental, e 18 anos para quem quer recuperar o ensino médio.

Na forma virtual, o candidato deve escanear e anexar o que for solicitado no formulário de inscrição.
...
Matrículas para alunos do Ceja são feitas presencialmente ou pela internet

  1. Carteira de identidade (RG)
  2. CPF.
  3. Foto 3×4.
  4. Histórico escolar até a última série/ano cursado.
  5. Comprovante de residência.
  6. Título de Eleitor.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital com as regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O exame será aplicado no dia 27 de agosto em todo o país.

Data de matrícula EJA nos meses de maio e junho: Para aluno que irão ingressar no segundo semestre escolar de 2023. Matrícula entre outubro e novembro: Para quem irá estudar no primeiro semestre de 2024.

As inscrições do Encceja 2022 foram recebidas de 24 de maio a 04 de junho. Para o cadastro não houve cobrança de taxa e ele pôde ser feito exclusivamente pela internet, pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/. Era obrigatório informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2022.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

A principal diferença entre EJA e Encceja é que o primeiro se trata de uma modalidade de ensino, enquanto o segundo é apenas um exame. O Encceja é um exame criado para fornecer diplomas de ensino fundamental e médio a pessoas que passaram na idade normal de certificação para esses níveis de ensino básico.

Os brasileiros que desejam concluir o ensino médio de forma gratuita, pois por algum motivo não puderam terminar na etapa apropriada, encontram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) essa chance.

3 a 10/1/2023
No caso de estudantes menores de idade, também será indispensável a apresentação da identidade e CPF do responsável.

Na página do Encceja, no portal do Inep, você pode ver os editais e conferir provas de edições anteriores, assim como acessar os materiais de estudos gratuitos. Mais informações em 0800 616161 ou pelo autoatendimento. Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .